Professores, estudantes e funcionários da rede estadual de ensino do Paraná pedem em ato público a suspensão do projeto do governo do Paraná que pretende transformar 215 escolas estaduais em escolas cívico militares.
A ação está acontecendo em frente a à Secretaria Estadual de Educação. Os professores também estão denunciando o atual Secretário de Educação, Renato Feder, teria feito um contrato sem licitação no valor de R$ 3,5 milhões para realizar provas destinadas ao regime de contratação temporária pelo processo seletivo simplificado (PSS).
os manifestantes ocuparam a sede da Secretaria, pedindo por diálogo. Em nota mandada à redação do Bem Paraná, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) afirmou que sempre estiveram abertos ao diálogo.
“A Seed estranha a radicalização por parte dos mesmos. Sobre as críticas feitas pela entidade, vale destacar que a Seed já havia conversado com os representantes dos professores sobre o processo seletivo simplificado e acatou algumas demandas propostas. Sobre a implantação dos Colégios Cívicos, todas as informações sobre o projeto que implementou a consulta pública foram repassadas para a sociedade, em especial na discussão do tema na Assembleia Legislativa do Paraná”.
Segundo o Professor Hermes de Leão, presidente da APP sindicato. O objetivo é permanecer na sede da Secretaria até que o governo abra o diálogo.