Uma professora de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, Juliana Costa, se manifestou nas redes sociais em resposta a uma crítica da cantora MC Pipokinha aos profissionais da educação. Em seu post, Juliana começa dizendo que não conhecia a funkeira e que anda muito ocupada como professora.
“Menina, leva muito mais que meia horinha ensinar, além dos conteúdos básicos da educação, noções como respeito, dignidade, empatia… leva-se horas, aliás, dias para mostrar às meninas que seus corpos lhes pertencem e que não podem ser objetificados, usados”, escreveu Juliana.
O post da professora viralizou nas redes sociais, alcançando mais de 25 mil curtidas e 12 mil compartilhamentos. Muitos internautas elogiaram a atitude da profissional.
“A educação é um trabalho muito importante e deve ser valorizado. Parabéns, Juliana, por defender nossa classe”, comentou uma usuária. “As pessoas precisam entender que o trabalho do professor vai muito além da sala de aula”, disse outra. “Os professores são fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis”, afirmou um usuário.
A resposta da professora Juliana Costa evidencia a importância do trabalho dos profissionais da educação, que vão além da transmissão de conteúdos básicos, e mostram aos alunos noções de respeito, dignidade e empatia, além de ensinar valores fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.