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Gastronomia

Produto-tendência: a hora do Rum

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É impossível assistir um filme ou ler um livro que retrate o universo dos piratas sem se deparar com a bebida favorita dos aventureiros dos mares: o Rum. Seca e com gosto que lembra uma cachaça mais rústica, a bebida, com origem na cana-de-açúcar, virou a “queridinha” de mixologistas de todo planeta nos últimos anos, sendo utilizada nos mais variados coquetéis. Agora, o Rum é a aposta de especialistas brasileiros para assumir o posto de produto-tendência na coquetelaria nacional, sendo o “destilado da vez” no país.

Para o premiado mixologista Igor Bispo, um dos grandes destaques da coquetelaria brasileira, responsável por cartaz de bares e restaurantes como King Temaki e Sirène, o grande destaque do Rum é sua versatilidade. “O Rum é uma bebida de muita personalidade. Hoje, ele tem várias vertentes e diversos fabricantes em todo Planeta. Tanto o branco quanto o envelhecido, trazem notas muito peculiares, que combinam muito bem com coquetéis tropicais, muito comuns no Brasil. Além disso, é uma bebida que tem um preço interessante, que possibilita que empreendimentos de todos os portes apostem em suas características”, comenta o especialista.

Produzido a partir do melaço, diferente da pinga que é feita do suco da cana, o Rum passa por processos de fermentação e destilação, podendo ser amadurecido por anos em barris de carvalho e até receber especiarias. “Esse envelhecimento torna o Rum ainda mais peculiar, adquirindo notas muito interessantes e marcantes, trazendo ainda mais potência para os coquetéis”, detalha Igor.

No Clube Inbox, casa de música eletrônica que acaba de abrir as portas na cidade de Curitiba, traz ótimas opções desenvolvidas com Rum, entre elas o coquetel Synth, preparado com Rum, suco de limão, xarope francês de frutas vermelhas e schweppes citrus, finalizado com hortelã e limão desidratado. O drink, assim como toda carta do empreendimento, foi desenvolvido pelo mixologista Romero Brito, premiado como Melhor Bartender do Sul do Brasil no Concurso Diageo World Class, maior competição de bartenders do planeta

Outro empreendimento que dedicou parte de sua carta de drinks ao rum é o bar O Barba, que atua há 10 anos no mercado com a temática pirata. Entre os destaques da casa estão o clássico Mojito, que leva rum, hortelã, limão, água com gás e xarope de açúcar; o Daquiri de Morango, desenvolvido com rum, limão, morango e xarope de açúcar com infusão de canela; o Dark n´Storm, com rum, limão, gengibre e água com gás; o Mata n’ Rum, preparado com chá mate natural e rum; e o Caribean Martini-Rum, com rum, purê de abacaxi, limão, hortelã e xarope de açúcar.

“O Barba sempre foi conhecido por sua temática pirata, e quando resolvemos reformular nossa carta de drinks, lançada no primeiro semestre de 2019, percebemos que era a hora certa de apostar em drinks com Rum. Notamos que o público consumidor, após a consolidação da coquetelaria no Brasil, estava preparado para novas experiências, que com o Rum vão dos coquetéis clássicos aos complexos com muita versatilidade”, completa Rafael Vetter, administrador do empreendimento.

 

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