Durante sua participação no evento Cria G20, realizado neste sábado (16) no Rio de Janeiro, a primeira-dama Janja da Silva protagonizou um momento de tensão ao criticar o bilionário Elon Musk. Em meio ao discurso sobre o combate à desinformação, Janja foi interrompida pelo som de um navio e aproveitou a situação para ironizar Musk.
“Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você, inclusive, fuck you Elon Musk”, declarou Janja. Em português, a expressão pode ser traduzida como “fod*-se você”. Logo em seguida, ela interagiu com o influenciador Felipe Neto, também presente no evento, dizendo: “Você falou fuck you, eu também posso.” Neto respondeu: “Pode, deve.”
A declaração rapidamente repercutiu, e Musk, através de suas redes sociais, rebateu o ataque de Janja. O bilionário afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderá a próxima eleição, intensificando a polêmica.
Regulação global das plataformas digitais
O discurso de Janja tinha como foco a necessidade de regulação global das plataformas digitais para combater a desinformação. Segundo a primeira-dama, é essencial que as nações trabalhem juntas nesse esforço.
“Se a gente não fizer essa discussão de forma global, a gente não vai conseguir vencer. Então, não adianta a gente ter leis aqui no Brasil, porque está difícil de acontecer. A gente sabe todos os empecilhos que têm”, afirmou.
O Cria G20 é uma iniciativa do grupo das 20 maiores economias do mundo que visa conectar criadores digitais, ativistas e comunicadores para discutir temas como fome, inclusão social e emergência climática. Durante o evento, Janja destacou a importância do engajamento global para enfrentar desafios contemporâneos.
Fuck you, Elon Musk,”
says Brazil’s first lady, Janja da Silva, during the G20 Social panel. pic.twitter.com/z99XqiHwnj
— Visegrád 24 (@visegrad24) November 16, 2024