A primavera começa oficialmente neste domingo, 22 de setembro, às 9h44, trazendo consigo o retorno das chuvas ao Paraná, além da ocorrência de tempestades típicas da estação. Segundo o meteorologista Lisandro Jacobi, do Simepar, é comum nesta época do ano a presença de pancadas fortes de chuva, muitos raios, ventos fortes e até granizo. Esses fenômenos, muitas vezes, se tornam mais severos devido ao aquecimento atmosférico que antecede as tempestades.
Essas tempestades costumam se formar a partir de sistemas convectivos originados no Paraguai e na Argentina, que avançam rapidamente sobre o estado, causando mudanças bruscas nas condições climáticas. No entanto, apesar da intensidade das tempestades, a primeira metade da estação deve se manter dentro da neutralidade climática, com chuvas dentro da média e temperaturas ligeiramente acima do normal para esta época do ano.
Jacobi também destacou que o Paraná vem de um período de estiagem durante o inverno, quando houve um déficit significativo de chuvas e temperaturas bem acima da média. Embora a primavera deva se manter dentro da normalidade climática, os efeitos do fenômeno La Niña, em formação, deverão se intensificar na transição para o verão, entre o final de novembro e dezembro. Esse fenômeno tende a reduzir as chuvas e elevar as temperaturas no sul do Brasil, mas seu impacto será mais sentido durante o verão.
Por enquanto, a previsão para os próximos meses é de chuva e temperatura dentro da média, com a ressalva de que tempestades são comuns nesta época no Paraná.