PRF busca tutor para cão policial aposentado em Curitiba

XV CURITIBA
3 Min Read
Foto: PRF

No Paraná, um capítulo especial na história da Polícia Rodoviária Federal (PRF) está se desenrolando, com o foco no bem-estar de um de seus membros mais leais: o cão-farejador Echo. Após uma dedicada carreira de oito anos, marcada por significativas contribuições na localização de drogas, armas e munições, Echo, junto com seu companheiro canino Chuck, teve sua cerimônia de “aposentadoria” em novembro do ano passado.

A trajetória de Echo na PRF começou com uma cuidadosa seleção por meio de um processo de licitação, com operadores do grupo de operações com cães (GOC) reconhecendo seu comportamento notavelmente ativo. Treinados desde cerca de 12 meses de idade, os cães como Echo servem até os oito anos, período após o qual buscam um merecido descanso.

Conhecido entre os policiais pelo apelido carinhoso de “Richard Gere”, devido à sua beleza e elegância, Echo se destacou não apenas por sua capacidade de trabalho, mas também por seu perfil extremamente ativo e inteligente. Esse vigor, no entanto, vem com necessidades específicas: Echo precisa de constantes atividades físicas para manter-se equilibrado e evitar ansiedade.

Sua primeira tentativa de adaptação a um novo lar, infelizmente, não foi bem-sucedida, levando-o de volta ao cuidado temporário da PRF. Reconhecendo a necessidade de Echo encontrar um ambiente adequado para seus anos de aposentadoria, a PRF estabeleceu critérios específicos para sua adoção. O futuro tutor de Echo deve residir em Curitiba ou em sua região metropolitana, facilitando assim o acompanhamento e auxílio da PRF durante a adaptação. É essencial que a nova casa ofereça amplo espaço livre, permitindo que Echo liberte sua energia acumulada, e, dada a natureza do cão, não deve haver outros cães ou gatos compartilhando o mesmo ambiente.

A busca por um novo lar para Echo não é apenas uma questão de encontrar um espaço físico adequado, mas também de encontrar um tutor que possa corresponder ao seu nível de energia e experiência com cães de grande porte. A PRF espera que, com os cuidados e o amor certos, Echo possa desfrutar de seus anos de aposentadoria com a mesma dignidade e respeito que marcou sua carreira de serviço.

Share this Article
Posted by XV CURITIBA
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.