O mês de julho começou mantendo o clima gelado que encerrou junho no Paraná. Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, uma nova massa de ar frio atinge o estado nos primeiros dias do mês, marcando o segundo episódio de resfriamento desde o início do inverno. Apesar de não se esperar novos recordes de temperatura mínima, as condições permanecem propícias para geadas e sensação térmica intensa, especialmente em algumas regiões do estado.
Ao contrário da onda de frio registrada no fim de junho, que trouxe os dias mais gelados do ano até agora, este novo resfriamento tem características diferentes. As geadas desta vez devem se concentrar entre o oeste e o centro-sul do Paraná. Em áreas de baixada, como costuma ocorrer, o fenômeno será de fraca intensidade, mas há previsão de geadas moderadas a fortes em cidades como Clevelândia, Palmas, General Carneiro, União da Vitória, Pato Branco e Guarapuava. Nessas regiões, os termômetros podem até registrar temperaturas negativas no amanhecer de terça-feira.
Na capital paranaense, Curitiba, o frio também se faz presente de forma marcante, mesmo sem atingir os mesmos índices da semana anterior. De acordo com o Simepar, a oscilação de temperatura ao longo do dia será mínima, com variações de apenas 1ºC a 2ºC. A sensação de frio será intensificada por ventos mais gelados e pelo céu encoberto, com possibilidade de chuviscos e garoa, especialmente nas tardes de terça (1) e quarta-feira (2), que devem ser especialmente frias.
Nas regiões dos Campos Gerais, da Região Metropolitana de Curitiba e também no litoral, o padrão de frio se repete, com sensação térmica acentuada e variação mínima de temperatura ao longo do dia. Já no norte do Paraná, mesmo sem previsão de geadas, os termômetros devem registrar valores próximos aos 10 °C, mantendo o clima invernal em todo o estado.
A partir de quinta-feira (3), a massa de ar polar que provoca esse resfriamento começa a se afastar em direção ao Oceano Atlântico. Com isso, a tendência é de elevação gradual das temperaturas, especialmente nas regiões oeste e norte do Paraná, onde as tardes devem se tornar mais agradáveis com o passar dos dias.
Tem uma denúncia, flagrou uma situação inusitada ou quer mostrar algo incrível da sua região?
Fale com a redação do XV Curitiba pelo WhatsApp:
(41) 98764-2955 📲
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique sempre bem informado sobre tudo o que acontece em Curitiba!