Identificar e reconhecer as boas práticas concebidas em Curitiba para a Pessoa com Deficiência é o objetivo do Prêmio Viva Inclusão, do Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da Prefeitura. O prazo para inscrições abre nesta quarta-feira (15/5) e vai até o dia 15/6.
Poderão participar profissionais do serviço público e da iniciativa privada, estudantes, pesquisadores e organizações da sociedade civil (OSC) e comunidade. Os candidatos deverão responder às 19 perguntas do formulário virtual e anexar uma foto da prática, que pode se enquadrar nas áreas de saúde, educação, lazer, cultura, trabalho, esporte, acessibilidade, vida autônoma e garantia de direitos.
Avaliação dos projetos
Os trabalhos serão avaliados por um comitê formado por cinco especialistas. Serão levados em conta o alinhamento com os princípios Convenção sobre os direitos da Pessoa Com Deficiência e com a Lei Brasileira de Inclusão, o caráter inovador, a possibilidade de replicação em outras realidades e a relevância dos resultados obtidos. Juntos, os critérios de avaliação somam 100 pontos.
O resultado do concurso, com os nomes das 10 iniciativas selecionadas a receber seus troféus, será divulgado no dia 1º de novembro. A premiação acontecerá no dia 3 de dezembro – Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência – no Salão Brasil da Prefeitura.