A Prefeitura de Curitiba iniciou os trabalhos de preparação para o restauro do Bondinho da Rua XV, cartão-postal da cidade. O local, que funcionava como posto para o empréstimo gratuito de livros e atividades de incentivo à leitura, desenvolvidos pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), foi isolado com tapumes e plotagens que contam alguns detalhes da história do espaço.
Os procedimentos de elaboração do edital público para as obras já estão sendo realizados e a entrega do Bondinho restaurado à população está prevista para 2019.
Durante as obras, o público poderá fazer os empréstimos de livros e participar das ações de incentivo à leitura no Farol do Saber Miguel de Cervantes, na Praça da Espanha, e também nas 15 Casas da Leitura espalhadas pelos bairros da cidade.
Bondinho
O Bondinho foi instalado na Rua XV em 27 de outubro de 1973, na sequência dos trabalhos de implantação do calçadão da Rua das Flores, com a função de constituir um elemento de animação do coração da cidade.
A proposta era ser um local para o atendimento de crianças, enquanto os pais ou responsáveis iam às compras ou realizavam outras atividades na área do calçadão. Na segunda metade da década de 1980, funcionou como Serviço de Informações e Turismo de Curitiba. Em 1989, foi recuperado e retomou sua função como espaço cultural.
Desde que foi revitalizado em 2010, no lançamento do programa Curitiba Lê, quando se transformou no Bondinho da Leitura, a FCC fez manutenção permanente do espaço e reparos gerais, incluindo a limpeza de pichações.
Atualmente, além do empréstimos de livros de literatura de forma simples e gratuita, o espaço desenvolve ações de incentivo à leitura, como contação de histórias e rodas de leitura. No acervo, os leitores encontram clássicos da literatura brasileira e universal e obras atuais de autores brasileiros e estrangeiros. Estão disponíveis mais de 2.500 títulos para todas as idades.