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Prefeitura de Pontal do Paraná alerta ter caído em golpe e perde R$ 500 mil com cobrança falsa por email

XV CURITIBA
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A Prefeitura de Pontal do Paraná, município do litoral paranaense, informou nesta terça-feira (8)que caiu em um golpe e perdeu R$ 573.293.66 após receber um e-mail com dados fraudulentos de cobrança por serviços de coleta de lixo. A informação é do portal G1 Paraná.

Segundo o município, a administração pagou os valores para uma empresa falsa após receber um e-mail com o nome da empresa correta, que presta o serviço de coleta no município, mas com dados de uma conta fraudulenta.

A empresa que presta o serviço em Pontal do Paraná é a HMS Transportes e Locação de Caçambas Limitada e os pagamentos ocorrem com intermédio da Stone Instituição de Pagamento S.A.

O secretário de Finanças e Orçamento disse que a prefeitura, no dia 9 de dezembro, recebeu um e-mail da empresa solicitando que os pagamentos passassem a ser em uma nova conta e indicando os dados fraudulentos como sendo corretos.

O e-mail foi enviado à Secretaria de Obras, que repassou à Secretaria de Meio Ambiente, que por vez encaminhou ao setor de Finanças para que mudassem o destino dos pagamentos a partir daquela data.

A Prefeitura informou que fez ao menos dois pagamentos na conta apontada e que, depois disso, a empresa verdadeira questionou o município, perguntando sobre os valores e dizendo que não haviam sido recebidos.

“A grande vítima dessa história foi a empresa. Depositamos em uma conta com o nome e o CNPJ da empresa. Os falsários abriram uma conta com o CNPJ certo da empresa. Tudo começou com um e-mail, de um endereço eletrônico com o nome da empresa. Criaram um e-mail parecido”, destacou o secretário.

O município informou que registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) sobre o caso na delegacia e acionou a Justiça para tratar do caso. Segundo a prefeitura, uma liminar judicial bloqueou valores da conta.

Apesar do problema, a prefeitura informou que não houve danos à prestação dos serviços de coleta e transporte dos resíduos na cidade e que aguarda um posicionamento da empresa de coleta para pagar os serviços.

A empresa que deveria ter recebido realmente os pagamentos informou que possui contrato com a prefeitura há cinco anos e que, no caso, faltou atenção na verificação do município ao e-mail recebido. (Do portal G1 Paraná).

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