A circulação de caminhões elétricos em Curitiba está mais próxima de virar realidade. Nesta quinta-feira (7/3), o prefeito Rafael Greca e a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Dias, conheceram o caminhão elétrico fabricado pela Volvo, empresa sueca que há 40 anos está em Curitiba. O encontro técnico foi na fábrica da Volvo na CIC.
Greca disse que o objetivo da Prefeitura é iniciar os testes com o caminhão elétrico ainda no primeiro semestre deste ano.
“A nossa ideia é mostrar o futuro, porque o futuro é o melhor presente para Curitiba. A Volvo trouxe esse caminhão elétrico de coleta de resíduo urbano para começar a servir em Curitiba como teste. Esse caminhão foi feito na planta da Volvo na Suécia e recebe uma carroceria brasileira. Vamos começar a fazer os testes porque temos pressa em chegar no futuro e de preferência num futuro sem poluição”, afirmou Greca.
A secretária Marilza Dias explicou que os testes com o caminhão elétrico vão dar os parâmetros para ver se é viável usar o veículo na coleta urbana de resíduos. “Curitiba é reconhecida como a capital mais limpa do Brasil e com um veículo de carga descarbonizado ficará ainda melhor”, afirmou Marilza.
Para o presidente do Grupo Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, o desafio desta década no mundo é a eletromobilidade. Lirmann explicou que a empresa já trabalha há 3 anos no Brasil desenvolvendo soluções para essa área.
“Temos o privilégio de estarmos em Curitiba, cidade que nos abrigou. São 40 anos de história aqui e ajudamos a desenvolver alguns projetos importantes como o BRT. Temos o prazer de contribuir com o desenvolvimento de Curitiba”, disse Lirmann.
Menos gases poluentes
Os testes com caminhões elétricos para fazer a coleta de resíduos urbanos vão ajudar Curitiba a buscar as metas definidas no Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima). O PlanClima traduz o empenho da cidade em consolidar uma política climática, para implementar ações transformadoras e inclusivas por uma cidade neutra em emissões e resiliente ao clima até 2050, de acordo com os objetivos do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Desde novembro de 2023, Curitiba participa da Iniciativa Laneshift, do The Climate Pledge, co-liderada pela Amazon e Global Optimism. A ação também tem colaboração da Rede C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática). O programa tem como objetivo combater as emissões de carbono do transporte rodoviário de carga.
O caminhão elétrico da Volvo entra nessas ações para a diminuição de emissão de carbono em Curitiba. Segundo o inventário climático feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, cerca de 66% das emissões de gases de efeito estufa da cidade vêm do transporte.
Como é o caminhão
O caminhão elétrico da Volvo possui um peso bruto de 22 toneladas, com capacidade de carregamento de cerca de 8 toneladas de resíduos. Caso o veículo tenha que rodar em rodovia, esta capacidade se reduz a 1.500 quilos, devido à regulamentação de rodagem com três eixos.
De acordo com a empresa, o caminhão elétrico é viável para vias urbanas, com uma autonomia estimada para rodar entre 150 km e 180 km sem precisar de um novo carregamento.
A estimativa é que o veículo reduza em cerca de 60 toneladas de gás carbônico lançados para a atmosfera comparados a um caminhão movido a diesel por ano (considerando uma média de consumo de um caminhão a diesel de 2,5 km/L, uma média de deslocamento anual de 50.000 km e um fator de emissão de 3 kg de CO2/L de diesel).
Apoio cultural
Durante a reunião na fábrica da CIC, o prefeito Rafael Greca agradeceu a Volvo pela parceria cultural com a Prefeitura de Curitiba, com as orquestras, como a Camerata Antiqua de Curitiba e o Coro da Camerata.
Presenças
Também participaram da apresentação do caminhão elétrico o presidente da Volvo Ônibus, André Marques; o superintendente de Controle Ambiental, Ibson Gabriel de Campos; o diretor do Departamento de Mudanças Climáticas, Felipe Maia Ehmke; o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Edelcio Marques dos Reis; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Dario Luiz Dias Paixão; o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji Assahida; a arquiteta e urbanista do IPPUC, Gisele Medeiros; o diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Produto da Volvo, Alan Holzmann; o diretor de Assuntos Institucionais da Volvo, Alexandre Parker; o gerente de Engenharia de Vendas da Volvo, Jeseniel Valério; o engenheiro de Vendas da Volvo, Rafael Erbano; o Planejador do Produto da Volvo, Marco Mildenberg; e Thiago Vieira, do Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática.