À medida que nos aproximamos das eleições municipais de 2024, a capital paranaense, Curitiba, vê surgir nomes proeminentes que visam disputar a prefeitura. Selecionamos os principais políticos que, até o momento, demonstraram interesse em entrar na corrida para o cargo mais alto do executivo municipal, cada um com trajetórias distintas e contribuições significativas à sociedade local, despertando o interesse e a atenção da população.
Eduardo Pimentel, com formação em Administração e pós-graduação em Agronegócios, possui extensa experiência administrativa, incluindo posições como diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba e subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná. Pimentel, que é atual vice-prefeito de Curitiba, também foi diretor geral do Ceasa e secretário municipal de Obras.
Ney Leprevost, que iniciou sua carreira como repórter esportivo aos 13 anos, tem uma trajetória marcada por conquistas na vida pública, como a criação da linha de ônibus Inter Hospitais e a Lei de Incentivo ao Esporte de Curitiba. Foi também o secretário de Estado mais jovem do Brasil ao assumir a Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná aos 25 anos e atualmente é deputado estadual pelo Paraná.
Jorge Brand, mais conhecido como Goura, tem uma trajetória singular como mestre em filosofia, professor de yoga e ativista, e tem se dedicado às causas da mobilidade, meio ambiente e direitos humanos. Ele está em seu segundo mandato como deputado estadual, destacando-se por sua defesa da agricultura urbana e da valorização dos serviços e servidores públicos.
O médico pediatra Luciano Ducci, que já assumiu como prefeito de Curitiba, implantou programas significativos de saúde na cidade, como o Mãe Curitibana, e teve papel crucial como diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, quando o Paraná foi avaliado como tendo o melhor sistema de saúde pública do Brasil.