Entrou em funcionamento, nesta terça-feira (17/12), o novo portal de Dados Abertos da Prefeitura de Curitiba. Alinhado a padrões internacionais para dados abertos, a versão curitibana foi desenvolvida pela Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), que é responsável também pela gestão do portal, com a colaboração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Mais moderno e totalmente acessível, o novo portal foi desenvolvido com foco em funcionalidades adequadas às necessidades dos usuários e na acessibilidade, para proporcionar uma experiência mais eficiente e intuitiva aos cidadãos. Ele está adaptado para dispositivos móveis como celulares, permite tradução para o idioma inglês e proporciona mecanismos de busca inteligentes e dinâmicos. A comunicação entre usuários e a Prefeitura é outro ponto de destaque.
Para a equipe técnica da Superintendência de Tecnologia da Informação, os dados abertos são ferramenta para promover a governança transparente, participativa, inclusiva e responsável.
Por meio do novo portal, qualquer pessoa pode utilizar as 30 bases de dados da Prefeitura de Curitiba disponíveis atualmente, tais como as do Sistema e-Saúde, a de alvarás, a de beneficiários do Programa de Incentivo ao Esporte, Clique Economia, Fala Curitiba, transporte coletivo.
Empoderamento
O gestor do portal, Bruno Gonçalves de Lara, defende a importância de a sociedade se empoderar das informações disponibilizadas. O resultado é fruto de pesquisas em sites de outros países.
“Com o novo portal de Dados Abertos, queremos primeiramente fomentar o desenvolvimento de negócios de forma aberta. Também esperamos que as informações ali disponíveis permitam a criação de produtos que melhorem a vida do cidadão”, defende Lara.
Novidades
As melhorias adotadas no portal de Dados Abertos foram pensadas para atender os usuários e melhorar a gestão das informações da Prefeitura.
Embora não seja possível informar exatamente quem são as pessoas que acessam as bases de dados, pois não há exigência de identificação ou autenticação, a Smap observa que, de modo geral, o portal de Dados Abertos é consumido por pesquisadores, professores e estudantes universitários, além de organizações da sociedade civil que incentivam o conhecimento e utilização de portais como este.
Uma das funcionalidades permitirá que, antes mesmo de baixar o arquivo, o usuário possa fazer a pré-visualização. Esta medida facilita a escolha dos arquivos que a pessoa quer e precisa ter para seu estudo, pesquisa ou tomada de decisão.
Além disso, eventuais atualizações das bases ficarão disponíveis, de forma que o interessado saberá se nos últimos 12 meses houve alguma renovação dos dados.
Para facilitar a comunicação entre a equipe gestora do portal e a população e torná-la mais ativa, o formulário do fale conosco foi substituído por um sistema que permitirá o acompanhamento da solicitação. Neste caso, o interessado se identificará, utilizando o e-Cidadão, base única de dados da Prefeitura de Curitiba, e o questionamento gerará um protocolo de atendimento.
Se houver interesse, o usuário poderá seguir a base de dados, ou seja, toda vez que ela for atualizada, a pessoa cadastrada poderá ser informada por meio de um recurso chamado RSS, sigla em inglês para Really Simple Syndication, ou distribuição realmente simples, em português.
O portal poderá ser enriquecido devido às recentes estratégias de big data (grandes dados) e data lake (lago de dados), que começaram a ser utilizadas na Prefeitura de Curitiba, além do Hipervisor Urbano, ferramenta de gestão estratégica para o monitoramento e o planejamento urbano de Curitiba de longo prazo.
O portal de Dados Abertos é diferente do Portal da Transparência. O primeiro proporciona o acesso às bases de dados para estudo, pesquisa. É um serviço simplificado que organiza e padroniza o acesso aos dados públicos, buscando o reúso dos dados e o uso de tecnologias modernas. Já o Portal da Transparência permite ao cidadão o acesso a informações públicas e a prestação de contas. Seu objetivo é aumentar o controle das despesas e receitas do governo.
Confira as bases de dados disponíveis:
- Aprendere Corporativo (Aprendere)
- Base de Alvarás
- Base de receitas e despesas
- Beneficiários Programa Incentivo ao Esporte
- Casos de covid-19 em Curitiba
- Casos de dengue em Curitiba
- Censo covid/dengue consolidado
- Clique Economia
- Conecta Curitiba
- Estágio
- Eventos PMC
- Fala Curitiba
- Fila de pretendentes (moradias populares)
- Licitações e Contratações
- Licitações e Contratações covid-19
- Oficina de Música
- Portal FCC
- Previdência Social Municipal – Relação de aposentados, pensionistas e encargos
- Relações de servidores, cargos e encargos
- Saúde Já
- SiGesGuarda
- Sistema E-Saúde – Perfil de atendimento de Enfermagem nas Unidades Municipais de Saúde de Curitiba
- Sistema E-Saúde – Perfil de atendimento Médico nas Unidades Municipais de Saúde de Curitiba
- Sistema E-Saúde – Perfil de atendimento Odontológico nas Unidades Municipais de Saúde de Curitiba
- Sistema E-Saúde – Perfil de atendimento outros profissionais de Nível Superior nas Unidades Municipais
- Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão – SIAC 156
- Sistema Integrado de Gestão da Manutenção Urbana – SIGMU
- Sistema Municipal de Legislação – Legisladoc
- Transporte Coletivo de Curitiba
- Unidades de Atendimento de Curitiba – Ativas