Na manhã desta segunda-feira (5), o prefeito Eduardo Pimentel abriu oficialmente a campanha Maio Amarelo em Curitiba, durante evento realizado no Salão de Atos do Parque Barigui. Com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”, a mobilização tem como objetivo reforçar a conscientização sobre a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes e vítimas fatais na cidade.
Durante o evento, o prefeito destacou o compromisso da atual gestão com a transparência e a segurança viária. Ele anunciou o lançamento de um portal que tornará públicas as informações sobre infrações de trânsito registradas na capital paranaense desde 2019, além de detalhar como os valores arrecadados com multas estão sendo aplicados. Segundo Pimentel, o sistema já está disponível e representa um compromisso assumido ainda durante o período eleitoral.
“Hoje lançamos o Maio Amarelo, buscando a meta de morte zero no trânsito de Curitiba. E esse portal que traz toda a transparência do que está sendo arrecadado e aplicado com as multas é um compromisso que eu tenho desde o período eleitoral”, afirmou o prefeito.
Entre as ações práticas apresentadas, está a implantação da nova sinalização dos radares da cidade, iniciada em janeiro, para reforçar a orientação aos motoristas e reduzir acidentes. Também foi lançada a campanha Blitz Educativa – Ponto Cego, que alerta a população sobre as áreas de baixa visibilidade nos veículos de transporte coletivo. Para ilustrar a ação, adesivos foram colados em ônibus da cidade, indicando os pontos cegos e conscientizando pedestres e ciclistas sobre os riscos.
“Vamos mostrar para a população onde estão esses pontos cegos, para que todos tenham mais cuidado ao circular perto dos ônibus, especialmente nas canaletas. Isso vale para todo o transporte coletivo da cidade”, explicou o prefeito, que participou ativamente da instalação dos adesivos em alguns veículos.
Além das campanhas, foram apresentados 11 novos ônibus que passam a integrar a frota do transporte público municipal, com dispositivos que dificultam práticas perigosas como a “rabeira”, que foi mencionada pelo prefeito com pesar ao lembrar a morte recente de um jovem de 14 anos.
Eduardo Pimentel também destacou o apoio a projetos de lei que reforçam a fiscalização e a segurança no transporte coletivo, como a criação de uma patrulha especializada da Guarda Municipal voltada para coibir práticas de risco, como a rabeira, com operações já em andamento em parceria com a URBS.
Com essas iniciativas, a Prefeitura de Curitiba reforça o compromisso de transformar a mobilidade urbana em um ambiente mais seguro, humano e transparente para todos os cidadãos.
Ver essa foto no Instagram
Tem uma denúncia, flagrou uma situação inusitada ou quer mostrar algo incrível da sua região?
Fale com a redação do XV Curitiba pelo WhatsApp (41) 98764-2955 📲
👉 Clique aqui e fale direto conosco