Durante a entrega de 45 novos ônibus nesta segunda-feira (28), o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, comentou a morte de Lucas Viante Machado, de 14 anos, que faleceu no sábado (26) após pegar “rabeira” em um ônibus biarticulado.
“Sem dúvida, fiquei muito triste com o que aconteceu com o adolescente que faleceu na nossa cidade. Minha solidariedade à família, aos pais, aos familiares e amigos nesse luto irreparável. Lamento muito, em nome da cidade de Curitiba, esse falecimento”, declarou o prefeito.
Pimentel ressaltou que o grupo já havia praticado a “rabeira” anteriormente. “Era a terceira vez que esse grupo estava fazendo rabeira nos ônibus da cidade”, afirmou.
O prefeito destacou que a Prefeitura realiza fiscalização e campanhas permanentes de orientação no trânsito para evitar acidentes. “É feito pela cidade de Curitiba uma fiscalização constante e campanhas para que acidentes como esse não aconteçam, para que os jovens não peguem rabeira nos ônibus. Isso é inadmissível.”
Ele também pediu o apoio das famílias na conscientização dos jovens. “Que as famílias continuem orientando seus filhos. Nós, da nossa parte, vamos continuar fiscalizando e realizando campanhas educativas.”
Pimentel comentou ainda que os novos ônibus entregues já contam com dispositivos para dificultar a prática. “Os ônibus vêm com placas que dificultam a ação de pegar carona na traseira, para evitar acidentes, principalmente mortes como a que ocorreu.”
O prefeito aproveitou para alertar sobre o uso inadequado das canaletas de ônibus e áreas turísticas da cidade. “Fazemos campanhas de conscientização não apenas contra a rabeira, mas também para que as ciclovias nas canaletas não sejam usadas para atividades físicas. E na Rua do Outono, próximo aos terminais Campina do Siqueira e Campo Comprido, pedimos que os visitantes façam fotos nas calçadas, pois o ligeirão passa ali e o motorista precisa da atenção dos pedestres.”
Por fim, Pimentel reforçou: “O motorista está concentrado no trajeto. Por isso, é importante a atenção dos pedestres para que tragédias não aconteçam mais na nossa cidade.”
Ver essa foto no Instagram




