segunda-feira, 9 fev 2026

Notícias em tempo real de Curitiba e região

Whatsapp
XV Curitiba
  • Home
  • Notícias
  • Curitiba
    • Obituario
  • RMC
  • Clima
  • Futebol
  • Paraná
  • Loterias
  • Eventos
    • Gastronomia
    • Shows
XV CuritibaXV Curitiba
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Curitiba
  • RMC
  • Clima
  • Futebol
  • Paraná
  • Loterias
  • Eventos
Pesquisa
  • Home
  • Notícias
  • Curitiba
    • Obituario
  • RMC
  • Clima
  • Futebol
  • Paraná
  • Loterias
  • Eventos
    • Gastronomia
    • Shows
Have an existing account? Sign In
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Prefeito Eduardo Pimentel anuncia 10 medidas para 2026 e presta contas na Câmara Municipal de Curitiba

Ultima atualização: 2 de fevereiro de 2026 21:33
XV CURITIBA
Compartilhe
5 Min de leitura
Compartilhe

Eduardo Pimentel destaca avanços de 2025 e apresenta planos concretos para áreas essenciais da cidade ao iniciar novo ciclo de gestão em Curitiba

Na cerimônia de abertura da sessão legislativa de 2026 na Câmara Municipal de Curitiba, o prefeito Eduardo Pimentel fez uma extensa prestação de contas do último ano e apresentou 10 anúncios estratégicos para o desenvolvimento da cidade.

Durante seu pronunciamento na tribuna, ele valorizou o diálogo respeitoso e institucional entre o Executivo e o Legislativo, que garantiu a aprovação de mais de 60 projetos e a consolidação de avanços relevantes em áreas fundamentais.

Entre as principais iniciativas para o ano, Pimentel detalhou investimentos em mobilidade, saúde, obras públicas e servidores municipais, fortalecendo o compromisso com transparência e eficiência no serviço público. As informações são da Câmara Municipal de Curitiba.

Prestação de contas e destaque para o diálogo institucional

Ao abrir o ano legislativo, o prefeito destacou que a base política e o respeito entre poderes foram determinantes para os resultados positivos obtidos em 2025. O presidente da CMC, Tico Kuzma, pediu um pacto de respeito entre os vereadores em ano eleitoral e ressaltou a importância de avançar com o projeto da nova sede da Câmara.

- Advertisement -

O líder do governo, Serginho do Posto, reafirmou que a base seguirá empenhada para garantir a governabilidade e a continuidade das políticas públicas que beneficiaram a população.

Principais anúncios do prefeito para 2026

Eduardo Pimentel revelou que uma verba devolvida pela Câmara no valor de R$ 3 milhões permitirá a construção da nova sede do Ambulatório Encantar, voltado ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em relação aos servidores públicos municipais, o prefeito autorizou a contratação da empresa responsável pelo concurso público para 15 carreiras. Também serão definidas bases para contagem do tempo de serviço e licença prêmio até março.

No setor de mobilidade, manteve as obras do sistema Inter 2 e do Ligeirão Leste-Oeste, com entrega prevista do terminal Capão do Imbuia em setembro de 2027, além do início de duas trincheiras entre Capão Raso e Xaxim já nesta semana.

Para fevereiro, estão previstas duas obras importantes: a trincheira na Avenida Prefeito Lotário Maisner, no Jardim Botânico, e o trinário da Marechal, ampliando viadutos e as ligações viárias entre Venceslau Brás e Desembargador Westphalen.

Obras de infraestrutura, saúde e política habitacional

Pimentel garantiu mais de 100 km de asfalto novo no município e obras de contenção de cheias, destacando a entrega em abril das obras no Rio Mussungu, além de ações em Pilarzinho e Cascatinha.

No transporte público, adiantou que o edital para nova concessão será lançado nos próximos meses, com processo licitatório aberto na Bolsa de Valores e acompanhamento transparente do Tribunal de Contas do Paraná.

Na saúde, duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) serão inauguradas nas próximas semanas nas regiões da Matriz e Santa Felicidade. O prefeito também esclareceu que as internações involuntárias iniciadas seguem protocolo rigoroso com foco na preservação de vidas e serão exceção.

Sobre habitação, o prefeito informou que o projeto do aluguel social permanente será enviado à Câmara para discussão e aprovação, ampliando o acesso a moradia digna.

Por fim, o desconto de 10% no IPTU para pagamento à vista será mantido, medida solicitada pela base governista e importante para o cidadão curitibano.

O secretariado municipal e autoridades participaram do evento, reafirmando compromisso com a execução dessas propostas durante 2026 e promovendo maior integração institucional.

Este conjunto de anúncios demonstra o empenho da Prefeitura de Curitiba em continuar o desenvolvimento da cidade com foco em transparência, gestão eficiente e diálogo entre os poderes, setores públicos e a população, conforme divulgado pela Câmara Municipal.

Compartilhe o artigo
E-mail Copie link Print

XV Curitiba

Notícias de Curitiba e do Paraná em tempo real. Informação com credibilidade, atualizações 24 horas por dia.

Instagram Facebook Whatsapp

Sobre nós

  • Fale conosco
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade
  • Conteúdo de Marca
© Copyright 2025 XV Curitiba | Todos os direitos reservados  | Desenvolvido por Brockt.com
Welcome to Foxiz
Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Esqueceu sua senha?