O prefeito Roberto Justus decidiu interditar por decreto o acesso às praias de Guaratuba e aplicar multa a quem desobedecer. De acordo com o Decreto nº 23.337, “fica proibido o acesso, trânsito e permanência em todas as praias, faixas de areia, calçadões, baía e rios do Município de Guaratuba, para qualquer finalidade, incluindo as práticas esportivas, como caminhada, corrida, ciclismo, natação, surf, jet ski, pesca esportiva, mergulho, entre outros”.
Também está proibida a permanência e aglomeração de pessoas nos espaços públicos e bens de uso comum como praças, jardins, complexos esportivos e calçadões.
Quem descumprir será advertido na primeira vez. Na segunda receberá multa de R$ 1.000,00 e na segunda de R$ 2.000,00, dobrando o valor a cada reincidência.
A medida foi tomada em virtude do grande movimento verificado na cidade neste sábado (4), com turistas chegando e com os moradores circulando pelo comércio. O feriado da Páscoa e da Semana Santa no próximo final de semana preocupa as autoridades.
A ação de conscientização que as equipes de funcionários da Prefeitura vinham realizando para evitar que as pessoas passeassem na praia e no calçadão foi mais complicada neste dia: aumentou o número que foram à orla e a resistência de alguns em obedecer à orientação.
Desde que foi decretada situação excepcional de emergência na saúde pública do Município para evitar a proliferação do coronavírus, no dia 16 de março, a fiscalização mais intensiva na praia é uma forma de bloquear o grande atrativo turístico da cidade. A intenção é evitar que milhares de pessoas de outras cidades que estão sem aulas, sem trabalhar, em home-office ou mesmo em quarentena venham para Guaratuba.
Além da interdição das praias, medida que já foi tomada em Pontal do Paraná e em Matinhos, a Prefeitura de Guaratuba estuda medidas mais restritivas para evitar a circulação de pessoas pelo comércio.