O prefeito Zé da Ecler pediu à população para que redobre os cuidados nesse momento de pandemia. Em mensagem gravada para as redes sociais, ele comunicou que a fiscalização do toque de recolher será reforçada na cidade. E informou que as ações da AIFU, Ação Integrada de Fiscalização Urbana, serão intensificadas junto com a Prefeitura de Guaratuba.
“Precisamos tomar atitudes enérgicas nesse momento. Vale mais a vida do que qualquer outra coisa. Teremos a AIFU: Ação Integrada de Fiscalização Urbana. A partir de hoje, Matinhos e Guaratuba vão fazer uma fiscalização mais severa”, disse o prefeito na mensagem.
“Precisamos obedecer o decreto do Governo, que é lei, para todos e que no período entre 23 horas até as 5 da manhã o comerciante mantenha seu comércio fechado, respeitando o decreto. E que as pessoas fiquem em casa. Dessa maneira, vamos colaborar para que a pandemia não se propague ainda mais, levando as vidas das nossas famílias. Isso tudo é para salvar e preservar as nossas vidas”, concluiu.
As medidas de restrição de mobilidade foram prorrogadas pelo Governo do Estado até o dia 31 de janeiro. O decreto nº 6.599 mantém as restrições de circulação e distanciamento social determinadas no início de dezembro. Continua mantida a limitação de horário para circulação de pessoas no período noturno, o chamado “toque de recolher”, das 23 horas às 5 horas. Não estão incluídos nesta restrição serviços essenciais como saúde e segurança pública.