Preço das carnes dispara e atinge maior alta desde 2021, aponta IBGE

1 Min de leitura
Foto: Ilustração.

A inflação das carnes voltou a pesar no bolso do brasileiro. No acumulado de 12 meses, a alta dos preços acelerou de 8,33% até outubro para 15,43% em novembro, conforme dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse avanço representa o maior aumento acumulado desde outubro de 2021, quando o índice atingiu 19,71%.

A tendência de alta dos preços das carnes começou em setembro de 2024, rompendo um período de queda registrado entre fevereiro de 2023 e agosto deste ano. Somente em novembro, o aumento foi de 8,02%, o mais elevado desde dezembro de 2019.

Cortes populares, como alcatra, coxão mole, contrafilé e costela, tiveram aumentos superiores a 7% no mês passado, impactando diretamente o grupo alimentação e bebidas, que registrou inflação de 1,55% em novembro.

A menor oferta de animais para abate e o crescimento das exportações têm reduzido a disponibilidade de carnes no mercado interno, pressionando os preços. Além disso, a alta no consumo típica do final do ano contribuiu para intensificar essa tendência, segundo análises do setor.

Compartilhe o artigo