Conecte-se conosco

Curitibanices

Praça da Alemanha ganha nova área de lazer para os curitibinhas

Publicado

em

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Um dos 18 bairros da Regional Matriz, o Jardim Social está mais acolhedor para as crianças. A Praça da Alemanha, ao lado do bosque que ajuda a preservar o Rio Tarumã, ganhou uma nova área de lazer com brinquedos feitos de troncos de eucalipto de reflorestamento, além de um totem de identificação do local e seis bancos para descanso dos frequentadores.

O novo parquinho fica na lateral da Rua Ozório Duque Estrada e foi entregue pelo prefeito Rafael Greca nesta sexta-feira (20/5). “Nessa praça que homenageia os imigrantes alemães, já que Curitiba é uma rua que passa por diversos países, estamos ampliando as possibilidades de recreação e estimulando o convívio consciente da garotada da comunidade local com a natureza”, disse Greca.

O projeto é do Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Para fazer os cinco brinquedos, foram usadas 300 toras de eucalipto, cordas e material metálico de fixação. São eles o Caminho Maluco, Travessia, Chute ao Alvo, Escalada e Ponte Móvel.

As crianças aprovam

A estudante Maria Cecília Montenegro não pensou duas vezes e trocou os patins que usava na calçada alternativa por um par de tênis. “É muito legal aqui. É o meu parquinho”, disse a menina, que prefere a Travessia. O desafio consiste em usar uma corda para ir de um ponto ao outro do brinquedo. “Agora ela tem mais um motivo para vir aqui”, observou a mãe da menina, Lívia Montenegro.

Miguel Amaral chegou na praça e foi direto para a Escalada. Sob a supervisão da mãe, Andressa Amaral, ele fez o percurso várias vezes. “Ele adora subir, escalar e fica muito focado quando está fazendo isso”, contou a mãe do menino, que é autista.

Já os irmãos Giorgio, Ana Serena e Mariana Murbach Zardo experimentaram os cinco brinquedos e gostaram de conhecer Greca pessoalmente. “A gente ganhou um livrinho do prefeito, mãe”, disse o menino para Eloisa Murbach Arbigaus, que acompanhava tudo de perto. Na saída, Giorgio pediu e conseguiu um autógrafo de Greca.

Espaços verdes lado a lado

Com 20.850 m2, o local já conta com trilhas, pista de caminhada e academia ao ar livre. A Secretaria Municipal de Obras Públicas acompanhou a construção dos brinquedos, que completam outras melhorias promovidas no vizinho Bosque de Portugal.

A partir de 2019, o local ganhou pistas de caminhada e um novo sistema de iluminação com tecnologia LED. Essas intervenções atenderam às exigências de compensação ambiental estipuladas pelo município.

Outro atrativo do bosque é a Alameda dos Cantares Portugueses. Trata-se de um espaço com 22 pilares que servem de base para azulejos portugueses pintados à mão e onde estão inscritos  trechos de poemas. Os versos são dos portugueses Luís de Camões e Camilo Pessanha e dos brasileiros Gregório de Matos e Castro Alves.

Obra de Greca

Vizinho da praça inaugurada em 1981 e revitalizada agora, o Bosque Portugal foi entregue em março de 1994, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca (1993-1996). Além da charmosa trilha na mata, o local conta com uma área de animação. Seu piso foi construído em mosaico português, com desenhos que fazem referência à época das grandes navegações.

Ao longo da trilha estão sete colunas com os nomes dos países de língua portuguesa (Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Cabo Verde, Angola e Guiné Bissau). Uma pista de corrida contorna o bosque, passando por três pontos cobertos que remetem à arquitetura portuguesa.

Participaram do evento os secretários municipais do Meio Ambiente, Marilza Dias, e de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, além do representante da Administração Regional da Matriz, Marcus Tissot, e o assessor de Articulação Política do Gabinete do Prefeito, Lucas Navarro.

Serviço

Bosque Municipal de Portugal
Endereço: Rua Fagundes Varella, 774

Praça da Alemanha (a praça do parquinho)
Rua Osório Duque Estrada, s/nº

Jardim Social
Abertos diariamente