Durante um momento de perigo e pânico ocorridos na operação na Comunidade do Jacarezinho, Zona Norte do Rio, nesta quinta-feira (06), um dos policiais civis decidiu contar uma história as crianças. Através de um vídeo publicado nas redes sociais, a boa ação do agente foi compartilhada com a internet, onde mostra a empatia e a sensibilidade.
O policial contou uma história sobre o folclore brasileiro com o grande objetivo de acalmar todas as crianças, que estavam dentro de uma residência onde a equipe tentava se abrigar devido ao tiroteio. Os olhos atentos das crianças de dirigiram ao oficial, que tranquilizou os pequenos e logo voltou a ação.
De acordo com uma reportagem realizada pelo jornal ‘O Dia’, o grande herói dos baixinhos foi o policial Francisco Marques Pacheco, chamado por Pacheco. O agente está a cerca de dez anos na corporação, e revela que naquele momento ainda não sabia da morte de seu colega, o inspetor, André Frias, que havia sido baleado na cabeça. Pacheco conta que ao falar com as crianças percebeu o quanto o momento era delicado, visto que mesmo morando dentro da comunidade, os pequenos não conseguem compreender a realidade da região.
A história reproduzida foi escolhida, segundo o policial, pela falta de acesso a cultura e até mesmo do folclore brasileiro que as crianças tem. Tal conto é o mesmo que Pacheco conta para seu filho, e logo lembrou dela para lhe dar forças e terminar o dia bem e em segurança. Pai de um rapaz de 18 anos, ele faz parte da equipe tática da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e é instrutor de cursos táticos.
Ao todo, 28 pessoas foram mortas na operação em Jacarezinho, e já é apontada com uma das mais aterrorizantes de todo o estado. O propósito da ação era cumprir 21 mandados de prisão contra traficantes que estariam aliciando menores de idade para o mundo do crime, segundo as provas constatadas pela investigação. Dez pessoas foram presas e cinco baleadas, além de apreensão de armas, granadas, drogas, plantação de maconha e uma munição de míssil.