A Polícia Civil do Paraná (PCPR) solucionou 76% dos homicídios e feminicídios que ocorreram em Curitiba ao longo do ano de 2024. O número é o maior já registrado desde 2018, quando foram elucidados 33% dos 297 crimes ocorridos naquele ano.
Em todo o ano de 2024, foram 177 registros de homicídios e feminicídios na Capital. Destes, 135 tiveram a autoria identificada antes mesmo do fim do ano. Os casos que ainda não tiveram solução continuam a ser investigados pela equipe policial.
A delegada Camila Cecconelo, chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da PCPR, ressalta que a unidade trabalha com base em ações planejadas, como as operações de saturação, e aplica técnicas de inteligência policial nas investigações, levando ao esclarecimento mais rápido das ocorrências.
“Nos últimos anos, temos adotado técnicas como o mapeamento das áreas com os maiores índices de homicídios em Curitiba e concentrado nossos esforços em não apenas esclarecer as dinâmicas destes crimes depois que eles acontecem, mas também em reforçar a presença policial nestas regiões, evitando novas ocorrências e criando proximidade com a população, que se sente mais segura para denunciar.”
A delegada também destaca que o trabalho tem ganhado muito com a aplicação de tecnologias nas investigações criminais, permitindo que os policiais produzam mais provas técnicas e dependam cada vez menos de provas testemunhais.
“A utilização de novas ferramentas, como o Banco Nacional de Perfis Balísticos, o AFIS Criminal e os novos aparelhos da papiloscopia, nos levam à identificação mais célere dos criminosos e à consequente retirada deles do convívio social, evitando que sigam cometendo novos crimes.”
Com isso, o crescimento foi registrado ano a ano. Em 2019, o número de soluções para os crimes ocorridos entre os 12 meses na Capital já subiu para 50%, seguido de 69% em 2020. Nos dois anos seguintes, a porcentagem de crimes esclarecidos se manteve estável (67% e 65% respectivamente). Em 2023 voltou a crescer, sendo que 69% dos homicídios e feminicídios foram solucionados antes do fim do ano.