A Polícia Civil do Paraná (PCPR) concluiu o inquérito de falsificação de atestados e receituários médicos e indiciou quatro pessoas pelos os crimes de associação criminosa e falsificação de atestados e receituários médicos, sendo três de 28 anos e um de 57, na quarta-feira (1), em Londrina, região Norte do Estado. Os crimes ocorreram entre 2019 e 2020.
Após investigações de alta complexidade,aPCPR identificou que havia fraude nos espelhos de frequências de médicos, falsificação de atestados e receituários médicos. Além de que parte dos investigados comercializavam medicamentos controlados de maneira irregular.
A primeira fase, realizada em outubro de 2019, foram localizados, na residência de um casal, atestados e receituários falsos, em nome de médicos e dentistas que, posteriormente, em depoimentos, negaram ser proprietários e emissores dos documentos. Havia a falsificação tanto de papeis, como de carimbos, além de anotações e assinaturas falsas lançadas nos documentos.
Posteriormente, durante a segunda fase, foram cumpridos mandados em Londrina, no Norte do Paraná e em Cuiabá, no Mato Grosso. Na ocasião, descobriu-se que parte da associação criminosa, além de comercializar os documentos falsos, possuíam envolvimento na venda de medicamentos de maneira irregular.