Nesta quarta-feira (20), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou uma série de ações em São Paulo visando desmantelar uma organização criminosa acusada de aplicar golpes durante um show da banda Imagine Dragons em Curitiba, em março deste ano. O prejuízo causado aos fãs que compareceram ao evento é estimado em mais de R$ 150 mil.
Desde o início da manhã, as autoridades têm trabalhado no cumprimento de 19 ordens judiciais, entre elas 14 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão. A operação busca coibir atividades de um grupo especializado em estelionato que atua principalmente durante grandes eventos.
Segundo as investigações, os criminosos operavam nos arredores do local do show, onde vendiam alimentos e bebidas. No momento do pagamento, os estelionatários enganavam os clientes, afirmando que seus cartões não estavam funcionando. Eles então solicitavam outro cartão para efetuar a transferência. Aproveitando-se da situação, trocavam os cartões e realizavam transações fraudulentas durante o evento, incluindo transferências via Pix e compras no cartão de crédito das vítimas.
Tiago Dantas, delegado responsável pela operação da PCPR, afirmou que a organização criminosa não se limita a atuar apenas em Curitiba. “Conforme apurado, os indivíduos são responsáveis por outras ações criminosas realizadas de forma semelhante em outras cidades do Estado de São Paulo”, revelou.
As investigações apontam que o grupo tem base no estado de São Paulo, de onde se deslocam para cometer crimes em eventos realizados na capital paranaense. A operação desta quarta-feira marca um importante passo na luta contra o estelionato em eventos de grande porte, e a PCPR continua empenhada em trazer os responsáveis à justiça.
Com a operação ainda em andamento, as autoridades estão em alerta para novas informações e pedem que vítimas ou pessoas que tenham informações relevantes sobre o caso entrem em contato com a Polícia Civil.