A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou, nesta terça-feira (3), uma operação em alusão ao Dia Nacional de Combate à Pirataria e Biopirataria, resultando na apreensão de aproximadamente 50 mil peças falsificadas, incluindo calçados e vestuários. A ação, que visa reprimir práticas ilegais e proteger os direitos autorais, envolveu 80 policiais civis e contou com o apoio da Guarda Municipal de Curitiba.
A operação foi realizada em Curitiba e nos municípios de Fazenda Rio Grande, Colombo e Piraquara, na Região Metropolitana. Durante a ação, mais de 30 locais identificados previamente como pontos de comercialização e distribuição de produtos piratas foram vistoriados. Ao todo, 21 marcas foram representadas nos materiais apreendidos.
O delegado da PCPR, Cássio Conceição, ressaltou os impactos negativos da pirataria para a sociedade. “A pirataria não apenas prejudica a economia formal, mas também financia outras atividades ilícitas, impactando diretamente na segurança da população e no desenvolvimento econômico da região”, destacou.
A operação desta terça-feira marca a quarta fase de uma série de ações realizadas em diferentes regiões do estado, demonstrando o compromisso contínuo das autoridades no combate a essas práticas ilegais.
A PCPR reforça a importância da colaboração da população no enfrentamento à pirataria. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197, da PCPR, ou 181, do Disque-Denúncia. A participação da sociedade é fundamental para o sucesso de ações como esta e para a proteção da economia e da segurança locais.