O surfista Pedro Scooby, atuando como comentarista para a CazéTV durante as Olimpíadas de Paris, se envolveu em uma grande polêmica ao denunciar o árbitro australiano Ben Lowe, que acabou suspenso do evento esportivo. A denúncia de Scooby veio após um incidente no Taiti, na Polinésia Francesa, onde o surfista revelou ter recebido uma reprimenda do Comitê Olímpico por usar suas conexões pessoais para solicitar entrevistas durante as competições.
Em uma transmissão ao vivo, Scooby explicou a situação: “Estou indo para a areia porque tomei esporro, que usei as minhas amizades para fazer a entrevista na água. Vou descer lá na área comum, onde fazem as entrevistas. Mas o Gabriel (Medina) passou por aqui por mim, já deu valeu, falou ‘estamos juntos’”. Scooby, impossibilitado de entrevistar seu amigo Gabriel Medina, pediu que o tricampeão mundial acenasse para a câmera como forma de mostrar apoio.
Gabriel Medina, único representante do Brasil no surfe após as eliminações de Chumbinho e Filipinho, deve voltar ao mar no próximo sábado para as semifinais e para a decisão de medalhas. No entanto, a competição ganhou um contorno extra de tensão com a denúncia feita por Scooby.
O árbitro australiano Ben Lowe foi suspenso após uma foto dele ao lado do atleta Ethan Wing, possível rival de Medina na semifinal, vir à tona. Pedro Scooby, um dos principais responsáveis pela denúncia, expressou sua indignação em um vídeo: “Vamos lá, em Tóquio, teve um juiz que deu notas mais altas para os adversários de Medina e as notas mais baixas para ele nas baterias. Foi feita uma reclamação formal contra esse cara para o Comitê Olímpico e eles não fizeram nada. E esse cara está aqui de novo”.
Scooby comparou a situação a um cenário no futebol para contextualizar sua indignação: “Imagina o jogo Fla-Flu e um dia antes do jogo, o juiz do futebol vai encontrar o Gabigol. Tá de sacanagem, meu irmão? A gente está nas Olimpíadas e isso não poderia acontecer”. Ele ainda destacou que tanto Lowe quanto Ethan são australianos, insinuando um possível favorecimento.
Pedro Scooby detalhou as evidências apresentadas na reclamação, mencionando que foram mostradas estatísticas das baterias, comprovando o suposto prejuízo a Gabriel Medina. “Valeu, vamos ficar de olho”, finalizou Scooby.
Com a suspensão de Ben Lowe, as expectativas se voltam para Gabriel Medina, que enfrentará seu próximo desafio nas águas olímpicas com a confiança de um tricampeão mundial e o apoio fervoroso de seus compatriotas. A controvérsia traz uma nova camada de interesse à competição, destacando a importância de uma arbitragem justa e imparcial em eventos de tão grande magnitude.
o scooby fazendo uma denúncia seríssima ao esquema de arbitragem olímpica NESSE FILTRO pic.twitter.com/etMQ8mVOZ9
— bainha 🍔 (@badgalmafe) July 31, 2024