fbpx
Conecte-se conosco

Arte

Poetas do Radiocaos refazem os Doze trabalhos de Hércules

Publicado

em

Hércules é o nome em latim dado pelos antigos romanos da Héracles, o mais popular herói da mitologia grega, tradicionalmente descrito como um homem justo, naturalmente altruísta e defensor de fracos e oprimidos. Porém, talvez essa não seja a verdade inteira. Um dos mais populares mitos gregos ganhou novos e diferentes olhares com o projeto "Doze Trabalhos de Hércules", audaciosa iniciativa dos produtores do programa radiofônico Radiocaos, que está completando 21 anos de transmissões, na intenção de tornar a alta cultura acessível também por meio da comunicação de massa.

Os trabalhos de Hércules inspiraram a produção de programas temáticos do Radiocaos, ao longo de 2019. Os poetas Antonio Thadeu Wojciechowski, Roberto Prado, Monica Berger e Sérgio Viralobos assumiram três trabalhos de Hércules cada, com a missão de compor um poema inédito sobre o respectivo trabalho, acrescentado de pesquisa sobre poemas correlatos. Os criadores do Radiocaos, Rodrigo Barros e Samuel Lago, por sua vez, foram responsáveis pela pesquisa musical, produzindo programas com a temática, unindo música e poesia.

Monica Berger

Juntos, eles participam nos dias 13 e 14 de novembro, a partir das 19h30, de duas radiotransmissões ao vivo do Radiocaos Especial, diretamente do Ave Lola Espaço de Criação. A programação, com entrada franca, contará ainda com a participação dos músicos Yan Lemos e Lucian Satan, no dia 13, e Rapha Moraes, que no dia 14 apresenta o repertório de seu mais recente trabalho, “OA”. Para completar, o cardápio cultural, uma rodada de lançamento de livros. Além dos recém lançados “Poemas de Amor Ainda”, de Thadeu; “Amplo Espectro”, do Roberto e “A Caverna dos Destinos Cruzados”, assinado por Monica e Sergio, estarão presentes os autores de “O Livro das Coisas Menores”, Antonio Cescatto, e de “Reynaldo”, Renato Quege.

O Radiocaos, produzido por Lago e Barros, se diferencia do panorama geral do Rádio brasileiro por produzir, gravar e gerar acervo cultural de alta qualidade poética e musical utilizado como combustível no set list do programa de rádio semanal e nas coleções E-culture de vídeos de alta definição disponíveis em vários canais da internet. Sempre com o cuidado de distribuir e divulgar gratuitamente todo o acervo coletado e gerado. Esse diferencial levou-o a ser considerado pelo Jornal O Globo como uma das 10 razões para ouvir rádio no país.

Atualmente o programa vai ao ar numa rede de rádios educativas do Brasil e também da Europa e África: no Rio de Janeiro pela Rádio CultFM, em Curitiba pela Rádio E-Paraná FM, e também na 91ROCK, na Rádio Bairro Alto Online e na Rádio Cultura 930kHz, além da Radio Zero, de Lisboa, e da rádio UnC FM, de Santa Catarina. Em 2018, Radiocaos passou a ser transmitido em Maputo, Moçambique, na Politécnica Rádio 97.1FM, da Universidade Politécnica de Maputo e em Pernambuco, pela Rádio Universitária de Recife. Em 2019, a rádio Internova, de Aracaju (SE) entrou na rede Radiocaos.

O projeto Doze Trabalhos de Hércules é uma realização Mediacaos, com o incentivo do Grupo Positivo e é realizado com o apoio do programa de incentivo à Cultura da Fundação Cultural De Curitiba e da Prefeitura Municipal De Curitiba.

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter
Cadastre o seu email
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
We respect your privacy

Comments

comments

Publicidade

NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

PARCEIROS

MAIS LIDAS