Sociedade Secreta nasceu do convite feito por uma rádio de São Paulo aos jornalistas Sérgio Martins e Marcos Hermes a fim de criarem um podcast para a sua programação. Amigos de longa data e veteranos de shows e entrevistas, os dois pensaram então numa fórmula que unisse informação, entretenimento e histórias de bastidores. Uma receita que se completou com a entrada em cena de Fabiana Lian, produtora de shows de alta patente, e que conduz o On Stage Lab, instituição que traz cursos sobre a indústria do entretenimento. As negociações com a emissora de rádio ainda não foram concretizadas, porém Martins, Hermes e Fabiana decidiram entrar no ar mesmo assim: desde o início de julho Sociedade Secreta pode ser ouvido e assistido (e desfrutado, claro) através das plataformas de streaming e YouTube.
O podcast tem como lema “tudo o que você gostaria de saber, mas nunca encontrou alguém para te contar”. E, claro, cabem muitas coisas nesse ditado. Histórias engraçadas de bastidores, entrevistas bizarras e dicas profissionais, mas sempre privilegiando uma abordagem jornalística. Por exemplo, para os próximos programas serão discutidos temas como o mundo das lives, o novo código de etiqueta para shows pós pandemia; o universo do punk rock e uma entrevista com o trio realizada pelo jornalista Julio Maria, de O Estado de S. Paulo, na qual Martins, Hermes e Fabiana irão reafirmar a importância jornalística do podcast – aqui, a fofoca não entra e jamais entrará.
O episódio de estreia, Criador & Criatura, tem como ponto de partida a briga do cantor e compositor Tiago Iorc contra seu ex-empresário, Felipe Simas, e a dupla Anavitoria, que eram suas pupilas. Kamilla Fialho, que enfrentou um problema semelhante com a cantora Anitta, foi convidada para debater por que essas relações se degradam com o tempo e como fazer para evitar que o fim da parceria entre um empresário e seu protegido se transforme numa amarga troca de acusações. Kamilla, no entanto, foi além: deu uma aula de gerenciamento, um guia de sobrevivência no showbiz. Fala de como outros artistas tentaram se aproveitar das brechas de seu contrato com Anitta, quais os estratagemas que utilizou para se levantar e de como separou a relação profissional da pessoal. “Não quero mais ser mãe dos artistas”, disse ela, que chegou a hospedar seus contratados em sua casa. Uma entrevista pontual, divertida, informativa e que certamente faz a diferença. Outros momentos desses certamente virão. Escute, assine, divirta-se e prestigie o Sociedade Secreta.
SÉRGIO MARTINS – Jornalista, crítico de música, curador artístico e diretor musical. Começou no Notícias Populares, jornal cult por causa de suas manchetes espalhafatosas, e passou pelas redações das revistas BIZZ, Época e VEJA. Colaborou para os suplementos Ilustrada, da Folha de S. Paulo, Caderno 2, de O Estado de São Paulo e Divirta-se, do Jornal da Tarde, além de ser um dos poucos jornalistas brasileiros a assinar uma matéria na revista TIME – Beyond Bossa Nova, perfil do cantor e compositor Max de Castro, escrita em parceria com o jornalista Christopher John Farley. Entrevistou inúmeros ícones, dos maestros Claudio Abbado e Daniel Barenboim aos roqueiros Mick Jagger, Keith Richards, Paul McCartney, Bono e Chris Martin. Ganhou Prêmio Abril pela cobertura da morte de Michael Jackson em VEJA, em agosto de 2009, e possui reportagens de capa ou de destaque sobre os mais diferentes gêneros musicais: sertanejo, forró, axé music, frevo, samba, funk carioca etc. Como diretor artístico, participou da seleção do elenco da última montagem em São Paulo do musical Beatles Num Céu de Diamantes, de 2017. – https://instagram.com/smartinz15
FABIANA LIAN – Estudou música e jornalismo. Foi cantora do grupo Mawaca e atuou em muitos projetos de música eletrônica, jazz e contemporânea. Desde 1995 atua como produtora artística em shows internacionais tendo trabalhado com grandes artistas como Metallica, Madonna, Iron Maiden em turnês no Brasil e América Latina. À frente de sua produtora cultural, criou e trabalhou na programação de edições da Virada Sustentável, em casas noturnas, Projetos na Granja Viana, além de diversas produções de grande porte. Trouxe para o Brasil shows de Chrissie Hynde, Ian Mc Culloch, Jon Spencer Blues Explosion e Television. Fez parte do conselho da SIM São Paulo por 3 anos, e em 2018 coordenou a atuação do SIM Transforma em mentorias e painéis nas Fábricas de Cultura de São Paulo. Desde 2008 atua como coordenadora e professora de cursos na área de showbusiness, e em 2014 fundou a On Stage Lab: primeira escola de negócios na música e showbusiness da América Latina, que vem mudando o pensamento do mercado. É promotora do Brasil para o evento mundial Women Walk Together, parceria com a fundação Mandela e a Organização das Nações Unidas, ONU.
MARCOS HERMES – Marcos Hermes tem mais de três décadas atuando na indústria da música, mercado editorial, publicitário e institucional. Fotografou mais de 700 capas de discos, nos mais variados formatos. Seu olhar único o transformou em retratista oficial de shows e turnês de alguns dos maiores nomes do showbiz nacional e internacional, como The Rolling Stones, Paul McCartney, Beyoncé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Bob Dylan e Amy Winehouse. Colabora criando conteúdo para festivais como Rock in Rio – com mais de 80 mil fotos em 10 edições, de 1991 à 2019 – e Rio Montreux Jazz, além de projetos para marcas como Universal Music, Sony Music, Shure, Mix FM, revista Rolling Stone e BMW. Em 2018, lançou o livro Brasilerô, um tributo visual a toda diversidade da cena musical brasileira, com destaques para as homenagens a Ney Matogrosso (capa do livro e artista que Marcos assina projetos há 20 anos) e Cássia Eller, com desque para as imagens do álbum Acústico MTV, em 2001. Criou em 2019 o livro institucional #MúsicaÉuniversal para a multinacional Universal Music, e atualmente desenvolve um novo livro para a arena Allianz Parque, em São Paulo.