Conecte-se conosco

Curitibanices

PM reforça atuação na capital e amplia a segurança da população

Publicado

em

Foto - Antonio Costa

A presença das equipes da Polícia Militar nas ruas de Curitiba foi incrementada desde o início do ano com a aplicação de módulos móveis em pontos estratégicos da cidade. A medida foi adotada para reforçar o policiamento ostensivo e inibir crimes. Os módulos móveis são vans com espaço para atendimento ao público, que se posicionam estrategicamente pela cidade.

O trabalho está sendo feito pelo 1º Comando Regional da PM (1º CRPM) dentro de um planejamento que permite a presença policial em mais de uma região da capital ao longo do dia, com um revezamento de locais e horários, de maneira que toda cidade seja atendida.

A medida também permite que a população tenha mais um canal de comunicação e de atendimento da Polícia Militar, principalmente nos pontos com maior fluxo de pessoas e veículos, onde as viaturas podem ser facilmente identificadas.

Módulos móveis foram empregados, inclusive, na Operação Tiradentes, que a Polícia Militar realiza em todo o Estado nesta quarta e quinta-feira (24 e 25). A operação faz parte de uma ação nacional e é uma concentração de forças e exposição de efetivo para aumentar a segurança da comunidade.

AGILIZAR – A facilidade de mobilidade contribui também para agilizar a ação policial, permitindo o rápido deslocamento das equipes. “No início do turno os policiais recebem uma aplicação dos locais onde eles deverão promover o policiamento e, nesses pontos, eles atendem a população e fazem o patrulhamento”, explica o chefe do setor de Planejamento do 1º CRPM, capitão Fábio Bonifácio Ferreira.

DADOS E ANÁLISES – O oficial acrescenta que a localização dos módulos é decidida com base em dados e análises criminais de toda a cidade, onde há mais solicitações para atendimento de ocorrências e nos pontos em que há mais incidência de delitos, como furtos, roubos e homicídios.

“São locais de grande circulação de pessoas e que possuem indicadores criminais. O policiamento fica à disposição para atender a população e para prevenir a ocorrência de crimes através da presença efetiva da polícia militar naqueles locais”, detalhou.

DIFERENCIADO – O trabalho é diferenciado, segundo o capitão, porque a equipe policial pode desempenhar vários serviços como registro de Boletim de Ocorrência e verificação de denúncias.

“Caso o cidadão precise do atendimento da PM, pode dirigir-se a um dos nossos módulos e receberá as orientações necessárias. Os policiais militares também podem atender ocorrências nas proximidades de onde estejam atuando”, disse o capitão Bonifácio.

Em horários específicos, são feitas operações de bloqueio de vias, com abordagens a motoristas e veículos com o intuito de localizar objetos ilegais como armas e drogas, além de identificar pessoas que estejam com mandados judiciais em aberto ou estão sendo procurados pela polícia.

“Nesse tipo de ação conseguimos retirar materiais ilícitos que podem ser utilizados para o cometimento de crimes. Por meio desse trabalho já prendemos pessoas foragidas e retiramos armas de circulação”, apontou.

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter
Cadastre o seu email
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
We respect your privacy

Comments

comments

AJUDE O XV!

PARCEIROS

TOPS DA SEMANA

Copyright © 2012 XV Curitiba