Novas placas de rua da capital terão a biografia da pessoa que nomeia o logradouro. É o que decidiram os vereadores de Curitiba, nesta terça-feira (5), de forma unânime, com 27 votos favoráveis. O projeto de lei é de Cristiano Santos (PV) e de Helio Wirbiski (PPS) “Os homenageados dedicaram suas vidas a uma causa, ao trabalho, logo é justo que seus feitos sejam conhecidos”, defendem os parlamentares.
“É uma iniciativa que vem ao encontro do que o turismo da cidade precisa”, defendeu Wirbiski, que utilizou a tribuna para explicar a iniciativa ao plenário. Dizendo que consultou a URBS a respeito, de forma que a licitação em andamento para reposição dessa sinalização já prevê o novo formato, o vereador defendeu o caráter educativo do projeto. “O Rio de Janeiro já tem um projeto parecido e, por sugestão do Professor Silberto (PMDB), acrescentamos a tecnologia do QR Code”.
“Com esse aplicativo gratuito que a cidade vai desenvolver, não só o reconhecimento dos nomes das ruas, mas também alertas no celular de quem passa perto de um lugar de interesse, como o Museu Oscar Niemeyer, serão possíveis. Quando passar na frente, o celular avisa o que é, quem foi, do que se trata. Vai servir para identificar praças, museus, todos locais históricos, puxando o turismo e o desenvolvimento”, opinou Helio Wirbiski. “A prefeitura pediu um prazo de 90 dias e acrescentamos na lei. Quem vai pagar? Já está pago, pois a licitação está sendo feita. Não trará custo a mais para o cidadão”, reforçou.
“Desde 2013 a gente tenta encaminhar esse projeto”, lembrou Cristiano Santos, “que tem caráter informativo e educativo, pois os turistas merecem saber quem foram as pessoas homenageadas”. “Vai servir como forma de pesquisa para os alunos, para os professores nas escolas desenvolverem exercícios”, acrescentou Professor Silberto.
Foto – Andressa Katriny/CMC)
Fonte: Câmara Municipal de Curitiba