Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (17) a 8ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de cumprir 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva em dez estados do país. A ação tem como alvo pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos antidemocráticos de 8 de janeiro em Brasília, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.
Os crimes investigados pela PF incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. A operação de hoje ocorre em nove estados além do Paraná: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.
A Polícia Federal pede a colaboração da população para identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas. As denúncias podem ser feitas por meio do e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br. Desde janeiro, a PF vem realizando ações para identificar os envolvidos nos atos antidemocráticos.