A campanha de vacinação contra Covid-19 deve começar a imunizar pessoas com comorbidades a partir de maio, segundo informações do Ministério da Saúde. Na lista de doenças pré-existestentes que pode agravar o caso de Covid-19 está diabete, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, anemia falciforme, obesidade mórbida e cirrose hepática.
Para ser vacinado a pessoa terá que apresentar um documento que comprove seu estado prioritário. A recomendação da pasta é de que a vacinação comece dos mais velhos para os mais novos.
Os grupos prioritários para vacinação contra Covid-19 são:
Qualquer indivíduo com diabete, Doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática).
Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.
Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas crônicas (Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós Infarto Agudo do Miocárdio, outras).
Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.
Doença cerebrovascular, Doença renal crônica, Imunossuprimidos, Anemia falciforme, Obesidade mórbida, Síndrome de Down, Cirrose hepática.