Pesquisa revela que produtos ficam até 70% mais caros na véspera da Black Friday

1 Min de leitura
Procon-PR fiscalia promoções. A data mais esperada do ano para os consumidores que querem comprar produtos com preços mais acessíveis, conhecida como “Black Friday”, acontecerá oficialmente no dia 29 de novembro, sexta-feira. 29/11/2019 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) constatou que "houve reajuste de preços para todas as classes na primeira quinzena de novembro, sendo 50% de reajustes fortes (acima de 25%) e 40% de reajustes médios (abaixo de 25%)".

 

Foi realizado o levantamento de 6.500 itens em 30 categorias entre junho e 15 de novembro.Nos quinze dias que antecedem a ação, a categoria de home theaters tem a maior variação com +69,6%, seguido de frezeers (+63,5%), ventiladores (+46,3%), micro-ondas (+46%) e câmeras e filmadoras (+43,7%). 

 

Para não cair em falsas promoções, o economista e presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni de Angelo, aconselha. "É  fundamental que o consumidor, antes de comprar, tenha acompanhado ou comparado esses valores, para verificar se há realmente uma promoção ou não passa, simplesmente, de uma redução que remeta ao preço normal do produto", explica o economista.

Compartilhe o artigo