Pesquisa Real Time Big Data para o governo do Paraná mostra o atual mandatário Ratinho Júnior (PSD) bem à frente do segundo colocado, o ex-governador Roberto Requião (PT) nos dois cenários do levantamento: espontâneo e estimulado. No primeiro caso, Ratinho Júnior marca 31% versus 10% de Requião. Ângela Machado (PSOL) tem 1% e os demais candidatos não pontuaram. Votos brancos e nulos somam 15% e indecisos ou que não souberam responder, 43%.
Já na pesquisa estimulada, Ratinho Jr. registra 52% e Requião tem 18%. Ângela Machado, Ricardo Gomide (PDT), Professor Ivan (PSTU) e Vivi Mota (PCB) anotaram 1%. Branco e nulos e indecisos têm o mesmo índice: 13%. O candidato com maior rejeição é o ex-governador Requião, com 41%. Ratinho Júnior tem 26%. Do universo de entrevistados, 61% aprovam a gestão do atual governador; 30% desaprovam.
"A dianteira de Ratinho Júnior é sólida. Seu baixo índice de rejeição em relação ao segundo colocado na pesquisa e a aprovação de sua atuação à frente do governo pavimentam uma boa chance de vitória no primeiro turno", diz Lucas Thut Sahd, diretor da Real Time Big Data.
Na corrida para o Senado, ao contrário do governo, a disputa é acirrada. O ex-ministro Sérgio Moro (União Brasil), com 30%, e Álvaro Dias (Podemos), com 27%, estão empatados dentro da margem de erro. Depois deles, o mais bem colocado é Paulo Martins (PL), com 8%. Rosane Ferreira (PV) e Aline Sleutjes (PROS) têm 2%, Orlando Pessuti (MDB), Laerson Matias (PSOL), Desiree Salgado (PDT) e Carlos Saboia (PMN) aparecem com 1%. Brancos e nulos somam 12% e indecisos, 15%.
A pesquisa entrevistou por telefone 1.500 eleitores do Paraná, entre os dias 12 e 15 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número PR-06612/2022.
Sobre a Real Time Big Data
A Real Time Big Data é um instituto de pesquisa composto por uma equipe profissional multidisciplinar de reconhecida experiência nacional e internacional, que se destaca pela agilidade, clareza e confiabilidade de seus levantamentos e estudos. Com experiência no mercado, tem o objetivo de fornecer dados e análises para auxiliar a tomada de decisões de empresas, instituições, agentes públicos e organizações do terceiro setor, apoiando-os por meio de elaboração pesquisa de opinião, sondagens sobre hábito de consumo, monitoramento de políticas públicas, levantamento de tendência de mercado e auditorias de imagem. Mais informações em www.realtimebigdata.com.br.