Acompanhando de perto a situação de seus associados desde que a pandemia do novo coronavírus passou a afetar o movimento dos estabelecimentos comerciais em todo o Estado, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel – PR) acaba de desenvolver uma ferramenta para realizar um levantamento diário sobre a situação dos empreendimentos frente à crise. A novidade é uma pesquisa exclusiva que vai registrar e analisar o número de bares, restaurantes e empreendimentos similares em funcionamento ou com operação limitadas ou suspensas.
Disponível no site da Abrasel, o questionário da pesquisa engloba 15 perguntas voltadas a proprietários e responsáveis por estabelecimentos ligados a alimentação fora do lar. As questões traçam um comparativo de movimento, modo de operação e faturamento do setor em relação a semana passada categorizando a porcentagem de locais funcionando normalmente; via delivery; com retirada no local; em processo de suspensão das atividades; com operações suspensas; com operações prejudicadas. “O principal objetivo da pesquisa é colher dados seguros que irão nos subsidiar com informações cruciais para a defesa dos nossos interesses setoriais e de cada empresa e a tomada de decisões em meio à crise” afirma o presidente da Abrasel – PR, Nelson Goulart Jr.
Os resultados da apuração, que serão divulgados diariamente, ainda detalham a média percentual de queda ou aumento no faturamento das vendas no salão de atendimento e via entrega a domicilio. Além disso, a ferramenta aborda as dificuldades de abastecimento ou reposição de estoque, localização geográfica e comercial do estabelecimento, a necessidade de ajuste na tabela de preços do cardápio, e o percentual de demissões ou defasagem no quadro de funcionários. “Há uma necessidade muito grande, neste momento, de entender exatamente o que está acontecendo no nosso segmento para traçar estratégias, e a partir dessa iniciativa poderemos definir diretrizes e trabalhar em um suporte eficaz para o setor”, completa Nelson Goulart Jr.
Para participar da pesquisa, basta acessar o site da Abrasel – PR (https://pr.abrasel.com.br/pesquisa-coronavirus/).