Pelo 5º ano consecutivo, Curitiba é uma das cidades mais inteligentes do mundo

XV CURITIBA
6 Min de leitura
Foto: Pedro Ribas/SMCS

Pelo 5º ano consecutivo, Curitiba integra a lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, segundo Intelligent Community Forum (ICF) – Fórum de Comunidades Inteligentes. O ranking foi divulgado nesta quinta-feira (23/2) e reafirma o status da capital paranaense como destaque mundial quando o assunto é inovação e tecnologia.

 

Nesse mesmo ranking, o Smart21 Intelligent Communities de 2023, Curitiba já avançou, nos últimos dois anos (2021 e 2022) para as etapas seguintes, figurando entre as sete comunidades mais inteligentes do planeta.

 

“Em 2017, quando iniciamos o processo de integração do ecossistema do Vale do Pinhão para recuperar o DNA inovador de Curitiba e transformá-la em cidade inteligente, iniciávamos um projeto ousado e que hoje, seis anos depois, é realidade. Curitiba é referência mundial em smart city [cidade inteligente] e seguiremos neste caminho para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade, melhorando a vida dos curitibanos e sendo exemplo para o país e para o mundo”, celebrou o prefeito Rafael Greca.

 

Cada uma das cidades, cidades ou regiões que aparecem no Smart21 Intelligent Communities de 2023 aplicaram os seis princípios avaliados pelo ICF nas ações de governança para prosperidade econômica inclusiva, saúde social e riqueza cultural, que juntas tornam uma comunidade forte e resiliente.

 

O anuncio foi feito durante a conferência virtual do ICF, que teve como tema “Transformando a conectividade em crescimento”, coorganizada pelo Economic Development Australia (EDA) e pelo Economic Developers Association of Canada (EDAC).
O Intelligent Community Forum é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá, para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, envolvendo todo o ecossistema da cidade, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.

Pioneira nas Américas

 

Desde 2019, quando estreou no seleto grupo das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, Curitiba figurou como a única cidade da América do Sul entre as selecionadas, marcando o pioneirismo da capital paranaense.

Este ano, a escolha das comunidades mais inteligentes do mundo pelo ICF incluiu cidades e municípios de oito países (Estados Unidos, Canadá, Brasil, Vietnã, Irlanda do Norte, Nova Zelândia, Cazaquistão e Austrália), nos cinco continentes do mundo. Pela primeira vez, outras duas cidades da América do Sul integram o ranking, ambas do Paraná: Assaí e Ponta Grossa.

“Parabenizamos a todos deste que deve ser o grupo mais jovem e diversificado de cidades já selecionado, inspirando o desenvolvimento de cidades inteligentes. O Brasil parece ter se inspirado no aparecimento de Curitiba no Top7 no ano passado e aumentou sua presença”, destacou o co-fundador da ICF, Lou Zacharilla.

A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, lembrou que Curitiba vem desbravando, nos últimos anos, ações para fortalecer e potencializar o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia para que a cidade se desenvolva não só economicamente, mas também em qualidade de vida.

“Desde a primeira vez que Curitiba figurou no ranking do ICF, em 2019, temos, ao mesmo tempo, os sentimentos de celebração do reconhecimento do trabalho realizado e o de manter a motivação para dar novos passos como cidade inteligente, apoiando o desenvolvimento econômico e a implantação de soluções que promovam a transformação social”, destaca Cris.

Próximas etapas

Com o anúncio das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, Curitiba e as demais indicadas participam, a partir de agora, de uma nova etapa de avaliação para a escolha dos Top 7 do ICF, que serão anunciadas em 20 de junho, durante uma conferência da instituição em Ontário (Canadá).

O Top7 será o foco do ICF Global Summit 2023, na cidade de Nova Iorque (EUA), nos dias 25 e 26 de outubro, quando será anunciado o nome da comunidade mais inteligente do ano.

O Vale do Pinhão

O Vale do Pinhão é um ecossistema de inovação, movimento criado pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba, para promover ações que contribuam para o desenvolvimento da capital como smart city (cidade inteligente), fortalecendo o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia.
O ecossistema de inovação do Vale do Pinhão é composto por universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa e desenvolvimento, startups e movimentos culturais e criativos.

Confira a lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo em 2023, segundo o ICF:

Assaí (PR), Brasil
Astana, Cazaquistão
Belfast, Irlanda do Norte
Binh Duong, Vietnã
Coquitlam, Canadá
Coral Gables, EUA
Curitiba (PR), Brasil
Defiance, EUA
Doral, EUA
Região de Durham, Canadá
Estevan, Canadá
Fairfield/Jefferson County, EUA
Fredericton, Canadá
Greater Geelong, Austrália
Condado de Gray, Canadá
Hilliard, EUA
Pickering, Canadá
Ponta Grossa (PR), Brasil)
Sunshine Coast, Austrália
Townsville, Austrália
Whanganui, Nova Zelândia

Compartilhe o artigo
Follow:
O Portal XV Curitiba é um dos principais sites de notícias de Curitiba, capital do Paraná. Reconhecido por seu compromisso com a verdade e a integridade jornalística, o portal se dedica a cobrir todas as facetas da vida na cidade.