Motoristas que trafegam entre Curitiba (PR) e Balneário Camboriú (SC) devem preparar o bolso. A partir da zero hora do dia 9 de julho, o valor da tarifa de pedágio nas rodovias BR-376 e BR-101 sofrerá reajuste. A nova tarifa básica passará de R$ 5,20 para R$ 5,70, conforme divulgado pela Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho.
O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio da Decisão SUROD nº 41/2025, publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (3). A atualização dos valores considera a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com data-base em 22 de fevereiro deste ano, além de reequilíbrios contratuais previstos no acordo de concessão.
As novas tarifas passam a valer nas cinco praças de pedágio administradas pela concessionária, localizadas em São José dos Pinhais (PR), Garuva (SC), Araquari (SC), Porto Belo (SC) e Palhoça (SC). Os ajustes abrangem trechos da BR-116/PR (Contorno Leste), BR-376/PR, BR-101/SC e também o Contorno de Florianópolis.
Para facilitar o pagamento, os usuários têm à disposição diferentes formas, como dinheiro em espécie, cartões de débito com tecnologia de aproximação, smartphones e smartwatches com função NFC, além das tradicionais TAGs de cobrança automática.
A Arteris Litoral Sul afirma que segue investindo em melhorias nos trechos sob sua concessão, com foco na segurança, fluidez do tráfego e infraestrutura. A atualização tarifária reforça os compromissos assumidos no contrato e a continuidade das obras previstas ao longo da rodovia, que é uma das principais ligações entre o Paraná e Santa Catarina.








