"Cardinal", peça campeã na categoria drama – juri técnico, do 1º Festival de Teatro online em Tempo Real do Rio de Janeiro, apresenta sessão única no dia 20 de setembro, às 19h, promovida pela Cia Banquete Cultural.
De acordo com a jurada Luciana Bicalho, a peça consiste em um trabalho instigante, que mescla o cotidiano recente pelo qual passamos e uma interpretação cênica forte, consolidada na temática proposta. “O espetáculo se dá em cortes entre a repetição do dia-a-dia, que ainda tem possibilidade cênica de se pesquisar mais nuances nos gestos, e o extra-cotidiano, muito bem encenado e que emerge a partir da problemática denunciada: o feminicídio no sertão do Ceará”, comenta.
“Uma mulher desdobrável em tantas que já habitaram o lugar, o sanatório, aquela casa e vizinhança. Aproximação e distanciamento na ótica de uma câmera que penetra fundo no íntimo de uma mulher”, explica o diretor do Festival, Jean Mendonça, e completa que "Cardinal" é um convite a adentrar no universo feminino em pleno sertão cearense.
Sinopse de Cardinal: A ancestralidade feminina indígena está posta nos corpos que compõem esta obra. O texto, escrito pela atriz/performer/dramaturga Bárbara L. Matias, tenta entender como pensar a relação entre o índice de feminicídio no Estado do Ceará, e sua existência quanto mulher cidadã. Como uma obra artística fictícia, pode ser totalmente influenciada pela realidade da intérprete. Cardinal está dentro de uma produção cênica que transita pela hibridação das linguagens do teatro, performance e cinema, assim o espetáculo traz e faz um recorte do que está sendo exercitado e pensado na criação cênica contemporânea em suas dimensões expansivas. Enquanto poética, o espetáculo suscita que o espectador, por meio dos sentidos sensoriais, tenha a oportunidade de vivenciar uma criação que o desperte a pensar possibilidades outras de entrecruzar linguagens.
Segundo a jurada Silvana Stein, Bárbara L. Martins tem atuação envolvente durante toda a apresentação. Ela conta que, do início ao fim, a água é um elemento primordial na dramaturgia: : a água que higieniza, que acalenta no banho, que hidrata seres e plantas, a água que aparece em forma de sangue sobre uma mesa e na segunda pele da atriz como mancha de sangue no vestido.
Para a apresentação foi criada uma Vakinha virtual para a compra do ingresso solidário. Cada pessoa paga o valor que puder e achar justo para acompanhar a apresentação. Basta acessar o link: http://vaka.me/1356388.