À medida que os anos passam, vemos, cada vez mais, como o marketing está presente no mercado e nas estratégias das empresas, o que não deve mudar!
A pesquisa Panorama PMEs, constatou que 70,9% das empresas acreditam que precisam melhorar seus processos de Marketing e Vendas, especialmente após a crise causada pela pandemia do coronavírus nos últimos anos.
Já está mais do que na hora, de entendermos que o segmento de marketing é essencial para as empresas!
Falar sobre investimento na comunicação tem se tornado algo muito popular e é extremamente importante que a gente saiba o quanto isso é fundamental e precioso para os rumos dos negócios.
Toda empresa se beneficia do marketing e suas técnicas. E além de toda visibilidade, o marketing ainda proporciona: valor ao produto/serviço porque faz uso de técnicas que gerem necessidade para que aquilo seja adquirido, cria uma imagem da sua marca na mente do consumidor, fidelização para ir além de novos clientes, fazendo com que quem já é cliente volte a consumir. E ainda fortifica a visão para parceiros, fornecedores, colaboradores e o público, em geral.
O marketing sente necessidade de um planejamento estratégico bem formulado, é preciso analisar todos os objetivos que terá com as ações, ampliando os conhecimentos do seu negócio e conhecendo ainda mais sobre seu produto e seu público.
O planejamento de marketing em si é muito importante, é com ele que serão definidas as melhores estratégias para a divulgação de uma empresa e uma ótima visão de como poderá colocar essas ideias em prática.
Podemos considerar o plano de marketing como uma oportunidade de ter maior organização da sua base de estratégias, podendo ser desde o primeiro contato da marca com o mercado ou até mesmo recolocação de uma marca já existente há anos.
É necessário ter uma boa representação de marca! Que é o desenvolvimento do negócio dentro do mercado, que imagem você quer passar ao público?
É fundamental que sejam definidas as missões, valores, princípios e diferenciais. É preciso pensar no seu público-alvo e compreender as vontades dele para indicar e inserir na comunicação da sua marca.
E o que você sabe sobre o mercado? Outro conceito super importante!
Você precisa de conhecimento sobre onde está trilhando, é preciso compreender as principais tendências que estão presentes no mundo, identificação das novidades que podem gerar oportunidades ou até mesmo comprometer o andamento do seu negócio, para estar bem preparado.
E visualizar o quanto o mercado é propício para o seu negócio, quais são as suas possibilidades de crescimento e as maneiras que pode fazer isso, considerando política, economia, tecnologia, espaço, público e muito mais.
O seu plano de marketing pode ser construído a partir de algumas etapas: planejamento, estratégias na prática e análise/avaliação após. Que, basicamente, é a tomada inicial de estudos, análises e informações organizadas com os principais objetivos da empresa.
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Planejamento estratégico
É no planejamento que visualizamos o negócio no mercado com todo seu potencial, definindo as ações estratégicas que serão implementadas na etapa seguinte.
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Estratégias na prática
Depois da criação elaborada o processo segue para ser colocado em prática, as ações começam a ser executadas seguindo um plano de ação, assim você tem detalhes de como isso deve ser feito.
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Avaliação/análise após
E por fim, o último, mas não menos importante: o processo de avaliação. Nessa etapa é que você verá se o seu plano de marketing foi construído de maneira eficaz e o que pode ser aperfeiçoado em outras ações.
É importante lembrar que a avaliação pode ser feita ainda durante todo o processo, assim podem ser realizados ajustes para otimização e melhores resultados finais.
Todas as empresas podem encontrar formas de direcionar o marketing de maneira assertiva dentro do mercado!
Para isso basta visualizar os processos atentamente e contar com a ajuda de quem é profissional na área também é essencial para que isso aconteça de maneira muito mais facilitada e correta. Assim correrá menos riscos e terá maiores possibilidades para um caminho de sucesso!
Fernando Castellon