O grupo Gaiteiros de Lume ofereceu uma viagem musical por Curitiba na tarde deste domingo (28), para quem embarcou em um dos ônibus da Linha Turismo. A apresentação itinerante faz parte da 35ª Oficina de Música de Curitiba. Além de conhecerem as atrações turísticas da cidade, os passageiros puderam prestigiar o show durante todo o percurso.
Informações: Prefeitura de Curitiba
A apresentação começou com o embarque dos músicos a Praça Tiradentes, às 15 horas. Em algumas paradas, o som do acordeon e da gaita de foles, foi um convite para os turistas subirem na Linha e seguirem viagem.
O servidor público Claudio Guerra, 32 anos, veio do Rio de Janeiro a Curitiba para turismo e escolheu em qual ônibus da linha turística embarcar a dedo: sabia que poderia ter a opção de circular pela cidade com companhia musical neste domingo. “Gosto muito de música celta. Juntar o passeio com essa atração foi algo que eu não poderia perder”, conta. Ele também tem participado de outros eventos da Oficina de Música durante sua estadia na capital.
Já a família da advogada Andressa Gusmão, 29 anos, se surpreendeu com a atração musical durante o passeio. “Não sabia que teríamos a apresentação desses músicos e achei uma forma bem interessante de mostrar os músicos da cidade”, conta. Ela é de Vitória da Conquista (BA) e está com a família na cidade a passeio. Seu filho, Caio, anos, 10 aprovou a música celta. “Gostei muito”, resumiu, aplaudindo os Gaiteros de Lume.
A dona de casa Edna Maria Batista, 57 anos, trouxe marido, filhos e sobrinhos para conhecer Curitiba e contou que nunca tinha visto uma apresentação de música celta. “E no ônibus, ainda? Aprovado”, disse.
O trio seguiu até o Memorial Ucraniano do Parque Tingui, onde fez um espetáculo gratuito apresentando a musicalidade da cultura medieval e dos celtas, que viviam nas na Irlanda, Escócia, Bretaña (França) e Galícia (Espanha).