Passageiros do transporte público de Curitiba têm agora a opção de acompanhar a movimentação do cartão-transporte pelo extrato eletrônico, na internet. Com a atualização do sistema de bilhetagem eletrônica, feita no começo do ano, a Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) ativou a função do extrato digital, que mostra todas as movimentações feitas pelos passageiros.
Além de verificar saldo e débitos, o extrato mostra os dias e horários do uso, o número das linhas de ônibus em que o passageiro passou o cartão, o prefixo do ônibus (a letra seguida de número que fica nas laterais e traseiras dos ônibus), o código da estação-tubo ou do terminal, a matrícula do cobrador e as integrações feitas no trajeto.
Até agora a Urbs disponibilizava pela internet apenas o extrato simplificado do cartão-transporte, com as 12 últimas movimentações. Para conseguir o extrato completo o passageiro precisava ir até um posto de atendimento. “A nova função facilita a vida e coloca mais transparência e segurança para o passageiro”, disse o gestor da Área de Tecnologia e Informação da Urbs, Vilson Kimmel.
Passo a passo
Para acessar o extrato digital o caminho é mesmo que a compra de crédito on-line. No site www.urbs.curitiba.pr.gov.br, procurar espaço Cartão Transporte, acessar o ícone “Extrato e Compra On-line”, fazer login com o CPF e a senha. Dentro do ícone Créditos, procurar por Consultar Informações do Usuário.
Como o extrato é mensal, o cidadão deve preencher no campo de data um período de 30 dias ou inferior. “Ele mostra qualquer período desde 2010, de 30 em 30 dias”, explicou Kimmel.
O extrato só pode ser consultado por quem possui cartão Usuário ou Estudante, que é nominal e tem CPF vinculado. Quem usa cartão Avulso não tem como ativar a função. Neste caso, o extrato deverá ser solicitado diretamente na Urbs.
Quaisquer dúvidas também podem ser esclarecidas através da Central 156 e da Ouvidoria da Urbs, no telefone 3320-3018.
Como acessar o extrato do Cartão-Transporte
1- Entrar no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br procurar Cartão-Transporte.
2- No ícone “Extrato e Compra On-line”, fazer login com o CPF e a senha.
3- Dentro do ícone Créditos, procurar por Consultar Informações do Usuário.
4- No campo da data, digitar um período de 30 dias ou inferior, exemplo: 27/03/2018 a 27/04/2018.
Vale qualquer período de 30 dias, a partir de 2010, quando foi implantado o cartão-transporte.
Foto: Jaelson Lucas/SMCS (arquivo)