Em um movimento que marca uma mudança significativa na experiência dos usuários, a Meta Platforms, responsável por gigantes das redes sociais como Facebook, WhatsApp e Instagram, anunciou que encerrará o suporte aos filtros de realidade aumentada (RA) criados por terceiros no Instagram. A partir do dia 14 de janeiro de 2025, esses efeitos personalizados não estarão mais acessíveis, embora os desenvolvidos diretamente pela Meta continuem disponíveis.
Lançada há sete anos, a plataforma de criação de filtros de RA no Instagram revolucionou a maneira como os usuários interagem com o aplicativo, especialmente no compartilhamento de stories. Os filtros que permitem modificações criativas nas imagens, como alterações no rosto, se tornaram rapidamente populares entre os usuários, enriquecendo as experiências de comunicação visual na plataforma.
Apesar da popularidade e do impacto na cultura digital contemporânea, a Meta não esclareceu as razões específicas por trás dessa decisão restritiva. A empresa limitou-se a comentar que essa medida faz parte de “esforços maiores para priorizar os produtos que atenderão melhor às necessidades futuras dos consumidores e clientes empresariais”. Este comunicado sugere uma reestruturação no foco da empresa, possivelmente alinhando suas estratégias para ampliar funcionalidades que beneficiem de forma mais ampla seu modelo de negócios e base de usuários.
O anúncio deixa várias questões em aberto, como o futuro da inovação no desenvolvimento de conteúdo digital e o impacto dessa mudança para criadores de conteúdo independentes que dependiam da plataforma para experimentação e visibilidade. Ademais, não foi mencionado se filtros que realizam ajustes mais simples também serão afetados.
Como resultado, a comunidade de usuários do Instagram, especialmente aqueles envolvidos na criação e no uso frequente de filtros de RA, poderá ter que se adaptar a uma nova realidade onde a personalização será mais limitada. Enquanto isso, espera-se que a Meta ofereça alternativas ou novos caminhos que preservem o engajamento dos usuários e o dinamismo criativo que os filtros de RA proporcionaram ao longo dos anos.