Na semana que antecede o Dia das Crianças, os curitibinhas ganharam mais três presentes da cidade. Nesta sexta-feira (8/10), foram entregues oficialmente o novo parquinho inclusivo e a revitalização do antigo do Parque Barigui. O dia também foi de inauguração da revitalização da Praça Neuma Cortes Monclaro, no São Braz, com o plantio de dez mudas nativas de ipês e árvores frutíferas.
Pronto desde março deste ano, o parquinho inclusivo do Parque Barigui, próximo da chaminé atrás do Museu do Automóvel, com acesso pela Alameda Professor Rubens Requião, era uma demanda antiga dos pais de crianças com necessidades especiais.
Sem degraus ou barreiras, o projeto do novo parquinho foi pensado como um caminho circular, com bancos, áreas de estar, jardins e brinquedos. “Os brinquedos utilizados e sua disposição favorecem a interação entre atividades motoras e lúdicas diversas”, disse a secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias.
Uma das principais características do projeto da Secretaria do Meio Ambiente é a integração entre as crianças de diversas idades, com deficiência ou não, favorecendo o desenvolvimento de aspectos sensoriais, comunicativos, afetivos, sociais, cognitivos e motores.
A possibilidade de as crianças brincarem todas juntas é o grande diferencial e um pedido dos pais, de acordo com a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes. “Com um espaço assim, temos a verdadeira inclusão”, comemorou.