Localizado na divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais, pela Rua Comendador Franco, no bairro Uberaba, o Parque Centenário da Imigração Japonesa está passando por diversas obras e promete ser reinaugurado até fim do mês, em comemoração ao aniversário de 324 anos de Curitiba e aos 110 anos da chegada dos imigrantes japoneses ao Paraná.
Com informações: Agência Estadual de Notícias
Em dezembro de 2017, a prefeitura concedeu uso do parque à Sanepar, que está fazendo as reformas para transformar o local num centro de educação socioambiental e um museu sobre o Rio Iguaçu. Além disso, o parque irá ganhar uma ciclovia que liga o Parque da Imigração Japonesa ao Parque Náutico, num trajeto de sete quilômetros. E outro destaque é que o local terá um campo de futebol oficial.
Nesta semana, teve início a limpeza dos lagos localizados na área, com a retirada de plantas aquáticas. Os trabalhos de reforma do prédio e de jardinagem também estão em ritmo acelerado.
“O Parque abrigará um conjunto de atividades para sensibilizar, mobilizar e promover a reflexão da sociedade sobre a problemática ambiental atual, a preservação dos recursos hídricos e o papel de cada cidadão neste cenário”, explicou o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.
Os conceitos abordados no espaço serão materializados no Memorial do Rio Iguaçu, a ser montado na parte superior do prédio. O Parque está localizado às margens do Rio Iguaçu, a poucos quilômetros de sua nascente. Aspectos históricos, de ocupação e potenciais das bacias do Alto, Médio e Baixo Iguaçu farão parte da exposição.
ESPAÇO ABERTO – O espaço para ações socioambientais será aberto à população. Visitas pré-agendadas, especialmente voltadas aos alunos dos ensinos fundamental e médio, vão ocorrer de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados e domingos, o espaço estará aberto a toda comunidade, com visitas mediadas em horários específicos no período em que ficar aberto ao público.
No local estarão disponíveis, ainda, uma sala multimídia e um auditório para 120 pessoas. O objetivo é que sejam promovidos cursos de capacitação para a comunidade do entorno, além de palestras e eventos voltados à temática ambiental.
PARCERIA – Para promover a ocupação cidadã do espaço, a Sanepar terá apoio e parceria da Prefeitura de Curitiba e também da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba).
O presidente da entidade, Rui Hara, comemora o fato de a entrega do parque ocorrer no ano da comemoração dos 110 anos da imigração. Segundo ele, a associação apoiará as atividades socioambientais e também será a responsável por promover e disseminar a cultura japonesa no local, por meio de oficinas, cursos e outras atividades. “Estamos comprometidos como projeto”, afirmou.
Foto: Maurilio Cheli