O Parque Barigui, cartão-postal da cidade e um dos mais movimentados de Curitiba, está com nova iluminação instalada pela Prefeitura de Curitiba nas últimas semanas. No Vista Alegre, moradores no entorno do Bosque Gutierrez, que abriga o Memorial Chico Mendes, também foram contemplados com nova e mais eficiente iluminação.
As novas luminárias, em tecnologia em LED, que oferecem economia de energia e iluminação mais eficiente, dão sequência ao trabalho de modernização do sistema de iluminação pública, coordenado pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
No Parque Barigui e seu entorno são 110 novas luminárias em LED de 150 w e 16 projetores LED de 130 w. As novas luzes deixaram mais claras as vias públicas que dão acessos ao parque, além da área de estacionamento em frente ao Salão de Atos do Parque Barigui (ao lado do Restaurante Maggiore).
As melhorias foram implantadas para atender aos pedidos da comunidade que solicitava mais luminosidade para ampliar o conforto e a segurança durante pratica esportiva e de lazer durante a noite.
“Os novos equipamentos garantem uma iluminação mais uniforme e com menos desperdícios. Além de oferecerem mais conforto visual e maior sensação de segurança aos cidadãos o novo sistema promove uma economia de mais de 50% do consumo de energia elétrica e vida útil superior, de cerca de 50 mil horas ou dez anos”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas (Smop).
Modernização
Equipes do Departamento de Iluminação Pública da Smop trabalharam na instalação de 50 novas luminárias LED 150w na Rua Dr. Aluízio França; 49 luminárias LED 150w na Alameda Ecológica Burle Marx; seis luminárias LED na Rua Batista Ganz e outras cinco na Rua Otávio Ganz. A modernização no sistema de iluminação pública do entorno do parque incluiu também a substituição de 16 luminárias vapor metálico de alta pressão com lâmpadas de 400W por 16 projetores LED de 130W nos quatro superpostes no estacionamento em frente a Salão de Atos do Parque Barigui.
As melhorias foram sentidas percebidas e aprovadas pelo aposentado Arno Weirich e a professora Jaqueline de Oliveira Weirich, que agora têm mais tempo para passearem na natureza com as filhas Nina e Malu. “Mais claro, ficou mais tranquilo e confortável para nosso lazer em família, podemos ficar até mais tarde aproveitando”, diz Weirich.
Para o estilista Franklin Lenon Nogueira Rodrigues e o cabelereiro Roger Pimentel, frequentadores assíduos do parque sempre nos fins de tarde, onde levam a cachorrinha Aisha para passear, a nova iluminação é um incentivo maior para as caminhadas e passeios no parque. “Essas novas lâmpadas aumentaram as áreas iluminadas e clarearam muito melhor o local”, disse Franklin.
“A beleza do parque, um dos preferidos para os nossos passeios, ficou ainda maior”, completou Roger.
Pistas de caminhada
Tony Malheiros, diretor do Departamento de Obras públicas, destaca que é a segunda grande intervenção no reforço da iluminação na região do Parque Barigui, realizada na gestão do prefeito Rafael Greca.
Em 2018, já havia sido melhorado o sistema de iluminação nas pistas de caminhada e corrida e feita a instalação de oito postes com três projetores (luz branca) de 400 watts de potência nas pistas de patinação e de aeromodolismo. Dois superpostes de cerca de 23 metros de altura foram rebaixados e retirados outros dois, que foram substituídos por 14 postes, mais baixos e mais adequados para a prática das atividades esportivas.
“Os postes mais altos iluminam menos, dão mais trabalho para a sua manutenção. Diminuímos a altura e estamos usando equipamentos mais eficientes”, explicou Tony Malheiros.
O trabalho feito pelas equipes da Secretaria de Obras Públicas à época completou o que havia sido iniciado no segundo semestre de 2017, quando luminárias mais modernas e potentes foram instaladas no estacionamento em frente ao Salão de Atos, perto da ponte sobre o Rio Barigui.
Bosque Gutierrez
Quem vive próximo ao Bosque Gutierrez, que abriga o Memorial Chico Mendes, também comemora os benefícios de um local melhor iluminado. O bosque tem 35.586 m² de área com trilhas naturais de observações que cortam o bosque por entre árvores nativas, áreas de estar, ponte de madeira e tem entre seus atrativos uma pedra, envolvida por uma cortina de água que nasce no próprio bosque, com trechos da carta do seringueiro e ambientalista brasileiro morto pode defender a região amazônica.
A beleza do local, que fica no número 152, da Avenida Albino Raschendorfer, agora pode ser contemplada com mais tranquilidade pelos moradores que também haviam solicitado reforço de iluminação no local.
Para deixar a área esportiva do bosque mais clara foram substituídos os equipamentos existentes por quatro postes de concreto de 12 metros com três refletores LED 200W (luz branca) cada, totalizando 12 novos refletores. Foi instalado ainda um superposte com quatro projetores LED de 90W (luz branca) e duas luminárias decorativas de 60W LED em postes decorativos de 6 metros.
Rafael de Sousa Valadares é professor, mora próximo ao bosque e solicitou o reforço de iluminação na Central 156. O objetivo, explica, era melhorar a luminosidade no campo de grama onde ele encontra os vizinhos a noite para partidas de futebol.
“Nosso lazer acontece com melhor segurança agora que o local está mais claro. As luzes de LED deixaram o espaço muito melhor”, diz Valadares.
Outro morador satisfeito no bairro é o auxiliar administrativo escolar Clayton Ricardo Schandler, parceiro de Rafael nas partidas de futebol. “Nós fomos diretamente beneficiados porque agora temos nossos jogos de futebol na cancha bem iluminada. Mas o bairro todo foi favorecido com a luminosidade do bosque, que ajuda a deixar a região mais segura”, avalia Schandler.