Dois gigantes do mercado legislativo unem forças e escolhem Brasília como base estratégica para transformar o Poder Legislativo Municipal no Brasil
CEAP Brasil e Mônica Lopes oficializam sociedade e inauguram escritório na Asa Norte em Brasília, no coração das decisões políticas do país, consolidando um projeto que já vem revolucionando a capacitação de Câmaras Municipais e a modernização do Legislativo em todo o Brasil.
Nova fase da atuação institucional pretende aproximar vereadores e Câmaras Municipais do centro das decisões políticas do país, com cursos semanais, consultorias especializadas e suporte direto em Brasília
O fortalecimento do Poder Legislativo Municipal acaba de ganhar um novo capítulo no coração político do Brasil. O CEAP BRASIL, instituição reconhecida nacionalmente pela oferta de cursos e soluções voltadas à capacitação de vereadores e agentes públicos, anuncia sua chegada a Brasília em parceria com a professora e consultora legislativa Mônica Lopes, uma das principais referências do país em formação técnica para o Legislativo Municipal.
Com mais de dez anos de atuação no mercado, o CEAP BRASIL já capacitou mais de 39 mil agentes públicos em todo o Brasil, consolidando-se como uma das principais instituições voltadas à educação legislativa e ao aperfeiçoamento da gestão pública. A missão da instituição é clara: transformar gestores públicos em reais agentes de mudança.
Ao estabelecer uma base sólida em Brasília, o CEAP BRASIL dá um passo estratégico para ampliar sua atuação, fortalecer a representação do Legislativo Municipal no cenário nacional e oferecer ainda mais suporte aos seus alunos e clientes. A proposta envolve a realização de cursos semanais, consultorias especializadas e uma agenda permanente de formação conectada às pautas que nascem em Brasília e impactam diretamente a rotina das Câmaras Municipais brasileiras.
Segundo Luís Paulo Severo, CEO do CEAP BRASIL, a iniciativa nasce com o propósito de reduzir a distância entre os vereadores e o centro de decisões políticas e institucionais do país. “O CEAP BRASIL se une à professora Mônica Lopes para levar o Legislativo Municipal ao coração das decisões do Brasil. Nosso objetivo é conectar a Câmara Municipal e o vereador a Brasília, com cursos e consultorias feitos sob medida para essa agenda que liga Brasília à Câmara Municipal”, afirma.
A chegada à capital federal também marca um novo momento na trajetória profissional de Mônica Lopes, advogada especialista em Poder Legislativo, palestrante e consultora legislativa de destaque nacional. Com atuação em Câmaras Municipais de mais de dez estados brasileiros, Mônica construiu uma carreira sólida voltada à modernização, capacitação e fortalecimento institucional do Legislativo local.
Para ela, Brasília precisa deixar de ser apenas um destino ocasional de visitas institucionais de vereadores e passar a ser também um espaço permanente de articulação, formação e defesa dos interesses do Legislativo Municipal. “Estar junto ao CEAP neste projeto é a concretização de um sonho profissional. Estar de mudança para Brasília e liderar esse projeto de fortalecimento do Legislativo Municipal no epicentro das decisões políticas é um grande privilégio. Agradeço muito aos meus sócios do CEAP pela união de propósito”, destaca Mônica Lopes.
A proposta da nova atuação em Brasília é ambiciosa: criar uma programação contínua de cursos presenciais e estratégicos, com temas especialmente formatados para aproximar a agenda de Brasília, Câmara Municipal e vereadores. A ideia é oferecer uma experiência inédita de formação, com conteúdos pensados a partir da prática legislativa, da dinâmica institucional da capital federal e dos reflexos concretos das decisões nacionais sobre os municípios.
De acordo com os idealizadores, os cursos terão uma metodologia própria, desenvolvida especialmente para quem vive o Legislativo no dia a dia, enfrentando os desafios reais da atividade parlamentar, da técnica legislativa, da fiscalização, do processo legislativo e da interlocução entre os municípios e os órgãos centrais da República.
Mais do que abrir um novo escritório, a chegada do CEAP BRASIL & LOPES a Brasília representa a consolidação de um projeto maior: fazer da capital federal um espaço de presença permanente do Legislativo Municipal, ampliando voz, formação, suporte técnico e protagonismo para vereadores e Câmaras Municipais de todo o país.
A iniciativa reforça uma visão cada vez mais necessária no cenário político nacional: a de que o fortalecimento da democracia passa, necessariamente, pelo fortalecimento das instituições legislativas locais. Nesse novo momento, Brasília deixa de ser apenas cenário de decisões distantes para se tornar também ponto de apoio, formação e conexão para quem atua diretamente na base da vida pública brasileira: o município.



