Conecte-se conosco

Notícias

Paratleta Curitibana vai disputar a Copa do Mundo de Paracanoagem

Publicado

em

As paratletas Mari Santilli e Drica Azevedo foram convocadas para integrar o time brasileiro que irá representar o país na Copa do Mundo de Paracanoagem. A competição internacional será nos dias 12 a 16 de maio na raia náutica do lago Maty-ér Regatta Course, na cidade de Szeged, Hungria. 

A convocação saiu na última sexta-feira (30/4). As duas paratletas, beneficiárias do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, treinam no Clube de Regatas Curitiba (CRC). Elas têm viagem marcada para o próximo sábado (8/5), quando irão disputar, além das medalhas na competição, vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021.

Além das atletas de Curitiba, o time brasileiro contará com os canoístas Giovane Vieira de Paula (Clube de Regatas – Londrina/PR), Fernando Rufino de Paulo (Clube de Canoagem de Aquidauana – CCA/MS) e Luis Carlos Cardoso da Silva e Debora Raiza Ribeiro Benevides (Associação Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo – AFPMSBC/SP).

A convocação das canoístas que treinam em Curitiba veio pelos resultados alcançados na última Copa do Brasil de Paracanoagem, em 2020. Mari conquistou a medalha de ouro na categoria KL3 e Drica também terminou a competição nacional na 1ª colocação da categoria KL1.

Mari Santilli nasceu em Curitiba, tem 43 anos, e treina na raia náutica do Parque Iguaçu pelo Clube de Regatas Curitiba. Já esteve nas Paralimpíadas do Rio 2016 e está muito perto de classificar para sua 2ª participação em Jogos Paralímpicos. Além de atleta, Mari é professora de Educação Física pela Prefeitura de Curitiba na Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

Mari iniciou a vida no esporte como atleta amadora em 2004, com passagem pelas modalidades de corrida de rua, triatlo e natação (piscina e mar). A partir de 2006, em razão de acidente de trânsito que ocasionou perda da perna esquerda, tornou-se paratleta da natação, competindo no Circuito Loterias Caixa por dois anos.

Em 2014 conheceu a Paracanoagem, modalidade na qual atualmente integra a Seleção Brasileira. Entre suas principais conquistas estão as medalhas de ouro Pan-americanas (2017 e 2018), a 4ª colocação no Campeonato Mundial de Paracanoagem (2018), pentacampeã brasileira (2014 à 2018) e campeã da Copa do Brasil (2018 e 2019).

Drica Azevedo tem 43 anos e nasceu em Natal – RN. Há dois anos mudou-se para Curitiba, onde treina no Clube de Regatas Curitiba. Ela iniciou sua trajetória esportiva na Natação.

Em 2017 aceitou o convite do técnico Pedro Sena e decidiu arriscar na canoagem. Já no primeiro ano a atleta chegou às semifinais da Copa do Mundo de Paracanoagem realizada na República Tcheca. 

Foi vice-campeã Sul-Americana (2017), Campeã Brasileira (2017 e 2019), Tetra-campeã da Copa do Brasil (2017 a 2020) e alcançou a 1ª colocação no ranking brasileiro da paracanoagem em 2019 na categoria KL1.
 

AJUDE O PEQUENO PRINCIPE!