Paranaguá recebe a exposição interativa gratuita de arte para crianças “Criaturas Fantásticas”, inédita no litoral do Paraná

Criaturas Fantásticas, que recebeu mais de 18 mil pessoas em Curitiba, abre temporada dia 13 de setembro na Estação Ferroviária de Paranaguá

Felipe Almeida
5 Min Read

Capa – Cred Luana Muniz

De 13 de setembro a 12 de novembro, Paranaguá será sede de uma exposição de arte voltada ao público infantil inédita na região, que ocupa a Estação Ferroviária de Paranaguá. “Criaturas Fantásticas – uma exposição de arte COM crianças” é uma proposta interativa de artes visuais, que abre as portas do museu para as crianças e coloca a brincadeira como principal missão. A entrada na exposição é gratuita e aberta para todos os públicos e o horário é das 9h às 16h, de terça a sexta-feira, e das 10h às 16h, aos sábados e domingos.

O projeto coloca a infância como protagonista na experiência cultural, pois reúne obras interativas, sensoriais e artísticas, que precisam da participação da criança para gerar sentido. Todas as peças são pensadas e desenvolvidas a fim de gerar interações significativas e abertas, que valorizam os percursos infantis. Elas têm como principal premissa a necessidade da ação do indivíduo e da presença compartilhada: isto é, as obras só existem no encontro com as pessoas.

Nesta exposição, não existem obras de arte para serem contempladas e compreendidas de maneira formal: a exposição apresenta dispositivos – obras interativas que convidam à experimentação, ao convívio com o outro, à colaboração, ao toque e à brincadeira. Os ambientes da exposição são projetados de forma que as crianças possam explorar os sentidos e as sensações, brincando e compartilhando dessa experiência com outras crianças. A exposição ainda conta com um ateliê prático, onde a criança é convidada a criar uma obra própria que será exposta em um mural coletivo aberto no espaço.

O projeto é uma idealização das produtoras culturais Ana Hupfer e Flavia Milbratz, que somam décadas de experiência na cultura, na arte educação e no trabalho com as infâncias. A exposição foi desenhada em um processo sensível de escuta junto às crianças, realizado em junho, chamado de “Lab Escuta”. Nesse processo, o projeto realizou um encontro com múltiplas experiências artísticas realizado com crianças de Paranaguá, para ouvir os pequenos e trazer eles para dentro do processo de criação da exposição. “O projeto aposta na importância de ouvir as crianças, de construir junto com elas, acolher seus olhares e criar um território genuinamente delas dentro dos espaços culturais“, diz Flavia Milbratz, uma das idealizadoras da exposição.

O objetivo é criar uma ocupação genuína dos desejos e da criatividade infantil no museu — reconhecendo a criança também como sujeito criador e produtor de cultura. “A criança tem uma maneira de brincar o mundo e é preciso criar espaço para que elas possam habitar. Como é pela brincadeira que a criança constrói suas compreensões e significações do mundo e de si própria, esta se atravessa com a arte nesta exposição”, diz Ana Hupfer.

A exposição conta com uma equipe local de mediadores, que atua na recepção aos grupos escolares e público espontâneo. A mediação cultural é um trabalho cuidadoso, que acompanha o percurso das crianças por esse espaço: instigando a interação e a descoberta — mas jamais direcionando ou limitando o olhar e a ação da criança. As escolas, projetos sociais e instituições que trabalham com crianças, da cidade e região, podem agendar gratuitamente a visita mediada para seus alunos.

A equipe contratada será selecionada a partir de uma formação oferecida gratuitamente pelo projeto. Além disso, o projeto conta com oficinas para professores, voltadas aos educadores da rede pública de ensino do município. O objetivo do braço educativo do projeto é compartilhar a metodologia e as crenças que dão base ao projeto, ampliando a rede de pessoas que atuam na Cultura Infância.

Em cartaz na Estação Ferroviária de Paranaguá, a exposição tem entrada gratuita e fica aberta de 13 de setembro a 12 de novembro de 2023. O projeto é realizado por meio de patrocínio da Rumo Logística e TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá, com apoio cultural da Prefeitura de Paranaguá e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal. Informações e novidades poderão ser acompanhadas por meio das redes sociais oficiais, pelo Facebook.com/expo.criaturasfantasticas e pelo Instagram @criaturasfantasticas.expo

Share this Article
Posted by Felipe Almeida
Follow:
O Stereo Pop é um blog, criado pelo comunicador Felipe Almeida, que reúne tudo sobre filmes, séries, música, um pouco de games e o universo pop em geral, com uma linguagem despojada e informativa.