Os trabalhadores com carteira assinada no Paraná aguardam, com expectativa, o recebimento da primeira parcela do 13º salário, que será paga nos próximos dias. No entanto, o rendimento extra será mais direcionado para poupança e pagamento de dívidas do que para consumo imediato. Uma sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), em parceria com o Sebrae/PR, mostra que 39,4% dos paranaenses planejam poupar ou investir o valor.
Na região Leste, que abrange os municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Vale do Ribeira e Litoral, além da poupança, o abono também será utilizado para o pagamento de dívidas: ambas as destinações receberam 32,5% das menções. Depois dos compromissos financeiros, 18,8% dos moradores da região Leste vão utilizar o dinheiro extra para a compra de presentes. A compra de presentes figura como terceira opção, com 18,8%, seguida pelo pagamento de impostos e taxas, com 16,3%, e por viagens e turismo, com 11,3%.
Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os dados refletem o comportamento consciente dos trabalhadores paranaenses, que priorizam a organização financeira e o uso estratégico do abono. “No Paraná, o destino do 13º salário será principalmente para reserva, investimento e pagamento de dívidas, que podem ser relativas a vencimentos futuros ou contas atrasadas. Embora boa parte do valor seja destinada a compromissos financeiros, este volume extra de recursos nas mãos dos consumidores também repercute positivamente no comércio de bens, serviços e turismo, especialmente em itens como presentes e viagens”, avalia.
Com relação ao destino do 13º salário, a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, aponta que os paranaenses tiveram uma mudança no comportamento. “No ano passado foi um recurso utilizado mais para cobrir dívidas e, agora, vemos uma preocupação maior em ter uma reserva ou até investir. As viagens também ganharam espaço e indica uma oportunidade para o setor de turismo. Além disso, é necessário prestar atenção às nuances do perfil de compra dos consumidores, uma vez que é possível dar ênfase nas estratégias”, completa.
Análise por gênero
A pesquisa também aponta algumas diferenças nos objetivos de homens e mulheres residentes na região Leste do estado. Poupar ou investir o 13º será o foco de 36,8% dos homens, ante 28,6% das mulheres. Já o pagamento de dívidas será a prioridade para 35,7% das mulheres, ante 28,9% dos homens.
A compra de presentes será mais intensa entre as trabalhadoras, com 23,8% ante 13,2% entre os homens, assim como o pagamento de impostos e taxas, com 21,4% entre as mulheres e 10,5% dos homens.
O uso do valor para viagens e turismo terá intensidade muito semelhante entre homens e mulheres, com 11,9% entre elas e 10,5% entre eles.