Paranaense Márcia Lopes assume o Ministério das Mulheres no governo Lula

1 Min de leitura
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta segunda-feira (5) a troca no comando do Ministério das Mulheres. Após mais de dois anos à frente da pasta, Cida Gonçalves deixou o cargo, sendo substituída por Márcia Lopes, assistente social e ex-ministra do Desenvolvimento Social.

A nomeação de Márcia Lopes já era esperada e mantém o Ministério das Mulheres sob a liderança do Partido dos Trabalhadores. A nova ministra é irmã de Gilberto Carvalho, aliado histórico de Lula e ex-chefe de gabinete da Presidência da República durante os dois primeiros mandatos do petista.

Natural do Paraná, Márcia Lopes tem longa trajetória na política social. Foi secretária de Assistência Social e vereadora em Londrina antes de atuar no governo federal entre 2004 e 2008, período em que exerceu os cargos de secretária-executiva e secretária nacional de Assistência Social no então Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Em 2010, retornou ao MDS como ministra, permanecendo na função até o fim do segundo governo Lula.

 

Compartilhe o artigo